Eventos movimentam a economia

Por Eliana Azeredo Nos últimos anos, o crescimento do setor de eventos no Brasil tem sido bastante expressivo. Uma pesquisa realizada pelo Porto Alegre …

Por Eliana Azeredo
Nos últimos anos, o crescimento do setor de eventos no Brasil tem sido bastante expressivo. Uma pesquisa realizada pelo Porto Alegre Convention & Visitors Bureau, em conjunto com o Sebrae, indica que, no País, são realizados 330 mil eventos por ano, que atraem 79,9 milhões de pessoas e produzem R$ 37 bilhões de renda e R$ 4,2 bilhões em impostos, além de gerar quase três milhões de empregos. Há ainda as centenas de feiras internacionais, nas quais os brasileiros não são apenas visitantes, mas tornam-se também - e cada vez mais - expositores.
Também houve um bom aumento do número de visitantes. A maior parte dos clientes dos espaços de eventos encontra-se no setor de empresas privadas. No entanto, juntando-se às entidades, instituições e outras organizações do terceiro setor, observa-se que se constituem em 62% dos clientes.
O ano de 2003 prevê crescimento para a área de organização de eventos. A Capacità já tem mais de 30 programados. A região Serrana, por exemplo, investiu no turismo e oferece hoje uma estrutura invejável para a realização de convenções e eventos. Não há dúvidas de que o turismo é uma das maiores economias mundiais. Em Gramado e outras cidades da região não é diferente. Só com a coordenação da Capacità, temos confirmados quatro eventos de grande porte que prometem movimentar o turismo de negócios da cidade.
Cada vez mais entidades e empresários se esforçam para atrair eventos e, conseqüentemente, turistas. Através das programações sociais, do próprio interesse dos participantes em conhecer um pouco mais a cultura e a colonização das cidades serranas. Os participantes e palestrantes vindos da Europa se encantam com as cidades de Gramado e Canela chamando-as de Bavária Brasileira.
De acordo com a unidade do Convention & Visitors Bureau que envolve os quatro municípios da Região das Hortênsias (Canela, Gramado, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula), a tendência para 2003 e anos seguintes é de um aumento considerável no número de eventos da Região. Em 2001 foram realizados 120 eventos com a assessoria do Convention. Em 2002, o número caiu para 102, enquanto em 2003 estão programados 134 eventos. Estes dados mostram que a realização de eventos é um nicho promissor para o desenvolvimento de nosso Estado e, porque não, de nosso país.
* Diretora da Capacità Eventos

Comentários