Futuros colegas

Por Lucas Rohãn É fácil descrever o perfil de um estudante de jornalismo: crítico, curioso e persistente. São três características que tenho e que …

Por Lucas Rohãn

É fácil descrever o perfil de um estudante de jornalismo: crítico, curioso e persistente. São três características que tenho e que acredito ser essenciais em qualquer jornalista, seja repórter de televisão, correspondente de jornal ou até assessor de imprensa.


Vivo à procura de pessoas que tenham essas qualidades e também estudem jornalismo. O objetivo é promover uma espécie de intercâmbio via internet. Discutimos determinados assuntos, trocamos informações, descobrimos pontos em comum e discordados de outros tantos.


A busca que faço começa pelos blogs. Acredito em um futuro jornalista que escreve em um blog. Diria que é uma coisa fundamental. Quando criei o http://blogdorohan.zip.net, meu objetivo não era ser o mais visitado, e sim publicar ali vários textos buscando aperfeiçoar minha redação. Percebo que estou chegando próximo do meu objetivo quando leio meus textos de um ano atrás.


O blog tem função educacional se utilizado da forma correta por pessoas que tenham interesse e que produzam o conteúdo da página. Esses espaços são tão populares que grandes jornalistas estão criando seus blogs para buscar um contato mais direto com seu público.


A importância do blog é tão grande que não seria exagero assistir na faculdade a uma cadeira sobre o tema, quem sabe buscando maior abrangência, explorando as formas de redação para as mídias digitais, por exemplo.


Cada vez mais essas novas mídias estarão popularizadas e mais profissionais trabalharão com elas. Esse é um dos motivos para que os futuros jornalistas tenham uma relação íntima com os blogs e a internet.

Comentários