Gramado: um clássico da Publicidade

Por João Firme Profissionais criativos argentinos e brasileiros são rivais nos Festivais de Gramado, Cannes, Clio e FIAP. Dia 31 de agosto próximo, na …

Por João Firme

Profissionais criativos argentinos e brasileiros são rivais nos Festivais de Gramado, Cannes, Clio e FIAP. Dia 31 de agosto próximo, na Embaixada do Brasil da capital portenha, esta rivalidade na criatividade estará novamente em ação. Repete-se o mesmo com o futebol que tem o talento e a competência dos seus profissionais evidenciados.


Esta segunda Edição Extra do Festival de Gramado tem uma história de sonhos e desafios. (A primeira aconteceu em Paris na Embaixada do Brasil, no dia 27 de setembro de 2004). Ao expormos para um colega francês o sonho que tivemos numa viagem de trem para Megéve, em outubro de 2002, este respondeu com um sorriso. No ano seguinte, voltamos à cidade luz e, num jantar pelo rio Senna, fomos comunicados que a Associação de Agências de Publicidade da França apoiaria a idéia da Associação Latino-Americana de promover o evento.


E foi assim que ocorreu com sucesso o primeiro festival fora de Gramado, com a tecnologia pioneira de inscrição, envio de material e votação via on-line (www.festivalgramado.com.br).


Os nossos hermanos argentinos participaram e ganharam os cobiçados Galos de Gramado de Ouro, Prata e Bronze, comparecendo na Embaixada para recebê-los.


A repercussão na mídia internacional foi positiva, aumentando quantitativamente o número de participantes e de peças de publicidade de agências da Europa, Ásia, África, América do Norte, Central e do Sul.


Em junho de 2005, por vontade da maioria do Conselho de Representantes da Alap, foi escolhido um argentino para a presidência internacional. Ao agradecer, declarou que sua meta de trabalho era tornar o Festival de Publicidade itinerante nos recessos de Gramado, realizando-o em capitais de países da América Latina, iniciando por Buenos Aires em 2006, México em 2008 e Santiago ou Montevidéu em 2010. E justificou que a iniciativa é para promover a profissionalização, a ética, o exercício da cidadania com a mostra de projetos sociais e a integração latino-americana da atividade publicitária.


No limiar do Festival de Publicidade de Gramado em Buenos Aires, temos convicção de estarmos divulgando Gramado, o Rio Grande do Sul e o Brasil.


Com entusiasmo, simplicidade e autenticidade, o Festival Mundial de Publicidade de Gramado será exitoso nos anos ímpares na cidade das hortênsias e nos pares no exterior.

Comentários