Meus 18 anos

Por Fernando Albrecht Completei na quarta-feira, dia 17 de junho. Para comemorar a data, vou dizer duas frases que ninguém até hoje escreveu: parece …

Por Fernando Albrecht
Completei na quarta-feira, dia 17 de junho. Para comemorar a data, vou dizer duas frases que ninguém até hoje escreveu: parece que foi ontem, e foram tantas as emoções? Criativo, né? Bueno, vocês queriam o quê com 18 anos, um livro?
Até dava um. E dos alentados. Não é sempre que um jornalista completa 18 anos ininterruptos como titular de uma coluna, na realidade uma página. Há 18 anos comecei a escrever na página 3 do Jornal do Comércio "Começo de Conversa", nome tirado de uma lista de nomes sugeridos pelo amigo jornalista Antônio Goulart.
Como eu fui titular do Informe Especial da Zero Hora nos anos 1980, também página 3 à época, e antes disso interino do Espaço Vital do JC durante anos, nas ausências do titular, Marco Antonio Birnfeld, o jornalista Júlio Ribeiro me batizou de Senhor Página 3 numa entrevista de capa da Revista Press.
Como começou? Foi um parto sem dor. Eu completava com dois ou três assuntos locais o trabalho do falecido Adão Oliveira, cujo título era Conexão Brasília-Porto Alegre. Foi um ano de reviravoltas no Jornal do Comércio, incluindo mudança do editor chefe - saiu Hélio Gama e entrou Pedro Maciel, que também está no cargo há 18 anos. De lá para cá também entrei na Rádio Bandeirantes e tenho meu site  www.fernandoalbrecht.com.br.
Já havíamos conversado sobre mudar o foco da 3, e como dominava bem essa área não se fez grupo de trabalho e inutilidades do tipo. Estava tudo na minha cabeça, outra frase que ninguém usou até hoje. No dia em que o Pedro foi confirmado no cargo, ele me chamou e disse apenas: começa amanhã.
Então comecei.
Fernando Albrecht é jornalista.
[email protected]
 

Comentários