Mídias e desfiles de moda

Por Letícia Luna Com os principais desfiles do Brasil acontecendo nesta época do ano, o que vamos usar no inverno já está causando alvoroço …

Por Letícia Luna
Com os principais desfiles do Brasil acontecendo nesta época do ano, o que vamos usar no inverno já está causando alvoroço nas passarelas e nas mídias. As revistas garantem páginas que irão mostrar o melhor das grandes marcas e das tendências futuras no vestuário feminino e masculino. As celebridades marcam a presença na publicação de suas imagens e o leitor, no folhear de páginas, admira o mundo de glamour dos desfiles. Mas com um mercado inteiro esperando pelo que está acontecendo nas passarelas, aguardar pela edição e distribuição das revistas pode significar menor agilidade no mundo dos negócios de moda. E aí entra a importância das mídias digitais que garantem em tempo real as principais informações para o grande público.
Sites de moda, revistas eletrônicas, blogs e as redes sociais fazem parte do aparato da divulgação. O tempo de um clic é o que nos separa de estarmos atualizados sobre as grandes marcas e tendências das semanas de moda daqui e do mundo. Para os estilistas, principalmente os iniciantes, tal visibilidade gera retornos positivos para o posicionamento de suas marcas e vendas de suas coleções.
A movimentação dos desfiles com a presença do público, dos patrocinadores e das mídias diversas contribui para a geração de milhões de reais fechados em negócios diretos e indiretos da indústria da moda. Além do faturamento com o turismo, as cidades, que realizam o evento, recebem milhares de pessoas vindas de todo o Brasil e de outros países que impulsionam também os segmentos de serviços, hotelaria, alimentação, transporte e varejo. A presença dos jornalistas, comentaristas e comunicadores contribui para que o rendimento seja superado a cada ano e garantem o rodízio das informações. O SPFW, por exemplo, teve uma média de mais de 2.100 jornalistas e profissionais da imprensa nacionais e internacionais presentes na cobertura do evento.
Os acessos a sites e blogs também rendem milhões de visitas e pageviews. A presença e o retorno do público virtual garantem a eles a excelência na mensuração dos seus desempenhos.
As parcerias dos principais grupos de comunicação do País totalizam milhões de reais em investimentos, com permutas de espaços publicitários e horas de programação, relacionados às semanas de moda. Propostas comerciais e pacotes de mídia também valorizam tais eventos colocando em evidência marcas de diversos canais fashions. Entre os pacotes estão os lounges, grandes espaços publicitários, que criam ambientes diferenciados para os convidados, celebridades e formadores de opinião, abrigam redações, transmitem ao vivo os desfiles e são cenários para os coquetéis.
O que resta ao expectador que não está presente nesses eventos? Continuar on line, conferir as novidades da moda e adquirir peças novas que irão valorizar suas imagens e aquecer na estação mais fria do ano.

Comentários