Na trilha de 2009!

Por Vilson Antonio Romero Por mais que a roda viva da vida siga girando cada vez mais célere, nestes compartimentos estanques anuais do calendário …

Por Vilson Antonio Romero

Por mais que a roda viva da vida siga girando cada vez mais célere, nestes compartimentos estanques anuais do calendário gregoriano, sempre damos uma respirada, aferimos o que passou e auguramos o que virá na trilha do ano que aporta em nossa existência.


Mais impermanentes do que nunca, coisas boas e ruins nos vêm à mente. Choros, dores, gargalhadas, vitórias, perdas, amores, dissabores, todo ano se constrói com um pouco disto tudo. "Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe".


No limiar do novo período de 365 dias - já que o bissexto se foi - a esperança ressurge no coração da maioria. Quase sempre parece que, com a virada do ano, a chegada de um novo calendário e uma límpida agenda sem rabiscos e anotações, estrelas hão de brilhar mais forte no firmamento e caminhos melhor traçados se descortinarão. 


Como se a mudança na "folhinha" tivesse o condão mágico de abrir portas, túneis e canais, com luzes, cores e formas mais atraentes.


Mas nada disso concreto será sem a ação firme dos protagonistas, dos sonhadores, dos aspirantes a mundos, dias e sóis melhores. "(?) quem sabe, faz a hora (?)" (G.Vandré).


Em todo este contexto se inserem os papéis que desempenhamos, as ações a que nos propomos, os desígnios que buscamos realizar. Andemos, pois, primeiro na busca do possível, do alcançável, de concretude exeqüível, pois destes mosaicos faremos a construção da caminhada. Sabemos das encruzilhadas, dos perigos das esquinas por que passaremos. Mas este é o preço do fazer, do construir da jornada da trilha do novo ano.


Alguém disse que "a impermanência é lei divina e é em conseqüência dela que tudo evolui, recriando-se a cada segundo. É, pois, na impermanência das coisas que está o próprio progresso inexorável a que todos estamos sujeitos".


Como lembra e professa o pensador: "Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim" (F.Xavier). 


Que venha 2009, pois, com certeza, fazendo, agindo, e, principalmente, amando, chegaremos melhores ao seu final!

Comentários