O mundo novo da TV digital

Por Daniel Pimentel Slaviero A partir de hoje, a RBS TV inicia as transmissões pelo sistema digital para os telespectadores de Porto Alegre e …

Por Daniel Pimentel Slaviero

A partir de hoje, a RBS TV inicia as transmissões pelo sistema digital para os telespectadores de Porto Alegre e da Região Metropolitana. Essa transição é um marco para a televisão aberta desde o advento da TV em cores, em 1972, quando aqui mesmo no Rio Grande do Sul ocorreu a transmissão da Festa da Uva, em Caxias do Sul.


A TV digital é a renovação de um dos maiores patrimônios da população brasileira: a televisão livre, aberta e gratuita. Este veículo que, diariamente, leva informação, cultura e entretenimento a todo o país, cumpre o papel de integrar a nação a partir das variadas realidades regionais. As marcantes cultura e tradição gaúchas, por exemplo, são reconhecidas no Brasil e no mundo, em grande parte, pelo trabalho das emissoras de televisão.


Mas, afinal, o que muda com a TV digital? O primeiro fato novo é a sensível melhora na qualidade de áudio e vídeo. Em termos técnicos, a televisão analógica opera com resolução de 480 linhas, enquanto a digital dispõe de 1.080 linhas; ou seja, temos um aumento de qualidade. Além disso, a visualização da imagem na televisão analógica é 4:3 e na digital é 16:9, similar ao cinema, proporcionando imagens mais amplas e maior conforto.


É preciso ressaltar que, num primeiro momento, a população não precisará comprar novos aparelhos de TV para ter acesso aos benefícios da TV digital. Poderá continuar usando os atuais, apenas comprando um conversor e uma antena UHF. Há várias semanas, a RBS TV tem orientado e treinado técnicos e varejistas para explicar essas particularidades aos clientes.


Outro ponto extraordinário é a mobilidade e portabilidade, isto é, a capacidade de os telespectadores receberem o sinal de TV em aparelhos portáteis e celulares. Nas cidades, onde há um grande volume de tráfego e congestionamento, a população poderá receber o sinal nos carros, ônibus ou metrôs. A nossa expectativa é de que isso aumentará a audiência das emissoras e criará novos horários nobres, uma vez que a televisão estará acessível em qualquer lugar, a qualquer hora.


Mais um aspecto inovador é a interatividade. Em breve, este recurso desenvolvido pelas universidades brasileiras estará disponível e possibilitará uma interação maior com o telespectador, com acesso a mais informações, diferentes opções de ângulos e, inclusive, meios para realizar compras pela televisão.


É um mundo novo e moderno o que a TV digital propicia aos telespectadores. A RBS TV, mantendo sua tradição de vanguarda em tecnologia e de compromisso com seu público, faz história mais uma vez ao ser a primeira emissora a oferecer tais avanços aos gaúchos.

Comentários