O que é um social media?

Por Bianca Persici Toniolo O mercado de trabalho para profissionais de social media é uma novidade e cresce ano a ano. As oportunidades chamam …

Por Bianca Persici Toniolo
O mercado de trabalho para profissionais de social media é uma novidade e cresce ano a ano. As oportunidades chamam a atenção de jovens jornalistas, relações-públicas e publicitários. Em abril, abrimos seleção para a atividade na nossa agência, a Bit Conteúdo, e não é exagero dizer que recebemos uma centena de currículos. No entanto, o que identificamos entre a maioria dos candidatos foi o perfil daquilo que chamamos "postador".
Ter sido responsável pela publicação em redes sociais corporativas ou institucionais não faz de ninguém um social media. É preciso muito mais do que isso. É indispensável conhecer a fundo as plataformas e suas ferramentas, ser criativo na produção e na curadoria de conteúdos e, sobretudo, ser estrategista e bom planejador. Ainda é preciso entender de métricas, SEO e Google Analytics. Tudo sem se esquecer do lado humano e emocional da comunicação nas redes.
Realmente, ser um social media - dos bons - não é tão simples quanto parece. A profissão e as ferramentas são muito recentes e a atividade demanda atualização permanente. Mas o legal é que a internet está repleta de tutoriais, e-books e cursos gratuitos, inclusive com possibilidade de certificação. Então, vale a pena investir um pouco de tempo em qualificação antes de considerar-se um social media porque o mercado da comunicação digital está crescendo e com ele cresce também a exigência por serviços cada vez mais profissionais.
Bianca Persici Toniolo é relações-públicas e diretora Comercial e de Planejamento da Bit Conteúdo.
[email protected]

Comentários