Parceria na Internet

Por Janaína Rolim Díaz Estava navegando na internet à procura de um computador para minha amiga Lú. Então, digitei os requisitos da busca: Processador …

Por Janaína Rolim Díaz

Estava navegando na internet à procura de um computador para minha amiga Lú. Então, digitei os requisitos da busca: Processador Intel® Core?2 Duo T5450 (1.66 GHz, 2 MB L2 cache, 667 MHz FSB) - BRH1547. Muitos sites apareceram, entre eles, o bondfaro.com.br, famosíssimo no Brasil. Este site ganha dinheiro sem vender absolutamente nada conforme a própria definição da empresa. O fato é que quem vende são outros sites posicionados dentro do Bondfaro.com.br, que através do programa de afiliados pagam comissão para cada venda realizada.


O Programa de Afiliados é uma parceria muito comum entre empresas que vendem produtos online. No entanto, não são só as companhias de comércio  eletrônico que se aliam para lucrar na WEB. Entro todos os dias no Terra.com.br para acompanhar as notícias brasileiras e muitas vezes começo lendo conteúdo produzido pelo próprio Terra e acabo na IstoÉ, na National Geographic ou no NY Times Magazine. Tudo isso sem sair do site do Terra.com.br. Outro dia estava no Uol lendo uma notícia, cliquei em uma outra manchete e fui parar na Folha de S. Paulo e de lá acabei em um pop up da BBC Brasil. Os jornais e revistas online também estão todos conectados.


Muitos negócios se beneficiam de parcerias para crescerem e se desenvolverem, seja qual for a indústria, no entanto, ter parceiros na internet é mais do que uma ferramenta de negócio é uma lei: "Não pode com o inimigo, junte-se a ele". Entrar no mercado, ter um bom produto, disponibilizar preços acessíveis ou até mesmo conteúdo gratuíto não basta. Para fazer dinheiro na internet é preciso aliar-se. E as formas são diversas: Parceria de Conteúdo, Parceria Promocional, Parceria de Indicação, Parceria de Afiliação, entre outras.


"Não importa qual é a sua parceria você sempre irá lucrar", esse é o lema do website www.easyquarto.com.br que faz parte da rede americana EasyRoommate.com presente em 29 países. Com entrada recente no Brasil, a empresa garante que a fórmula de crescimento mais eficaz na Web é a realização de parcerias de sucesso. A companhia já possui importante aliados no mundo inteiro para divulgar seus serviços de unir pessoas que buscam dividir apartamento, e agora, está se aliando aos brasileiros. 


A maioria dos websites está escolhendo este caminho para crescer porque encontrar um público fiel é praticamente impossível. Antigamente os leitores eram comprometidos com um determinado veículo seja pela credibilidade, facilidade, preço ou conveniência para adquirir a informação. Com a internet tudo mudou. É muito fácil encontrar diversidade de conteúdo em segundos, ou melhor, em cliques. Hoje , quem procura por uma informação ou produto, não vai apenas em um veículo. A Lú, minha amiga do começo desse artigo, acabou pesquisando em todos websites da área para então comprar o computador. Com certeza, quem mais apareceu em suas buscas, foi quem mais marcou. Quem tem mais parcerias, consegue mais acessos e mais chances de lucrar. A monopolização da informação e a busca de liderança sem alianças não fazem parte da realidade do meio online. Ficando no passado, na história das mídias tradicionais de informação.

Comentários