Por quê investir em design?

Por Roberto Sperotto* Quantas vezes já tivemos em mãos produtos mal feitos, embalagens nada funcionais, um cartão de visitas ou um catálogo visualmente confuso, …

Por Roberto Sperotto*
Quantas vezes já tivemos em mãos produtos mal feitos, embalagens nada funcionais, um cartão de visitas ou um catálogo visualmente confuso, poluído?
Pois esta é a realidade de muito do que chega ao alcance dos consumidores. Assim como nós, os demais também fazem suas críticas, positivas ou negativas, a respeito de qualquer bem ou serviço que pretende adquirir. E esta crítica se dá muitas vezes no inconsciente, levando-nos a rejeitar marcas e produtos sem sabermos definir muito bem o porquê. O resultado desta crítica reflete-se na construção da imagem da marca, seja ela de produto ou de serviço. Imagem ruim, construção negativa de marca. Imagem boa, construção positiva de marca.
Pessoas tendem a ser conquistadas pela estética, pelo belo e pelo bem resolvido. Queremos soluções e não problemas, certo? O design atua justamente na busca das melhores soluções, funcionais e estéticas no plano do consumidor, mercadológicas e de custos de produção no plano das empresas. Alinhar estes dois planos harmonicamente, representa estar à frente na construção da fidelidade da marca e no caminho certo da construção de uma posição de liderança no mercado. Empresas que não têm o design como parte de seu planejamento estratégico, inserido definitivamente nas ações de marketing, estão sendo atropeladas pela concorrência. Comportam-se como naus lançadas ao mar sem recolher a âncora e sem içar as velas. A pergunta é simples: quantas vezes adquirimos um produto que não nos atrai e que não é funcional? Se alguma vez fizemos isso, ou não lembramos a marca ou jamais a esqueceremos para não repetir o erro. Além do mais, passaremos anos falando mal do tal produto. E tem empresa que não entende o consumidor, ou nunca pensou em perguntar-lhe sobre seus anseios e expectativas. Há alguns anos, a Volvo, vendo as marcas concorrentes abocanhando seu mercado, fez forte investimento no design, utilizando a seguinte mensagem na sua publicidade: "Já tínhamos o melhor carro, agora também temos design". Belo exemplo. Design dá retorno, e muito.
* Roberto Sperotto é designer.
[email protected]

Comentários