Por que os japoneses e chineses  vieram ao Festival Mundial de Publicidade de Gramado?

Por João Firme

Um evento, que é referência nacional em comunicação pelo Itamaraty, corre o mundo.
Em 2005 compareceu o Ministro das Comunicações da China, Shi Xueshi, que queria conhecer a nossa Auto-Regulamentação Publicitária  e a metodologia  para a propaganda dos Ministérios, Autarquias e Sociedades de Economia Mista do governo federal.
Celito de Grandi, secretário de Comunicação do Rio Grande do Sul, presidiu um painel com a presença de um de um debatedor de Paris, Jacques Bille, presidente da Associação de Agências da França e transmitiu as informações solicitadas.
No Festival de Gramado de 2007, os japoneses, liderados pelo CEO da Dentsu na Ásia, deram a surpresa apresentando a Nova TV Digital no Brasil e o engenheiro Yhauso Takabashi que a criou. Ele deu um show de conhecimentos e foi convocado pelo cônsul japonês no Rio Grande do Sul para palestrar no dia seguinte para empresários associados da Federação das Indústrias e Empresas do Estado (Fiergs).
E o Festival de Gramado de 7 a 9 de junho presidido por Sergio Gordilho, copresidente e CCC da agência Africa, está pintando para ser mais um sucesso da ALAP com inscrições abertas pelo site www.festivalgramado.com.
João Firme é publicitário e jornalista e secretário geral da Associação Latino-Americana de Publicidade (Alap)

Comentários