Porque investir em links patrocinados gera resultados?

Por Raphael Oliveira

Garantir que sua empresa esteja presente nos resultados de busca do Google quando seus clientes procuram por seus produtos e serviços é muito importante para qualquer negócio. Assim nasce a necessidade de se trabalhar com o marketing de busca, SEO ou links patrocinados. Mas qual das duas é a melhor escolha?
A escolha ideal seria trabalhar com as duas opções para extrair o melhor de cada uma delas, pois uma estratégia não anula a outra. Porém, caso tenha que escolher, é importante ter em mente a relação de custo, prazo e metas que cada uma das estratégias estabelecerá com seu negócio.
Não é por acaso que uma das maiores preocupações em uma estratégia de marketing digital é o SEO, capaz de ajudar as empresas a conquistarem melhores posições nas buscas orgânicas. Mas infelizmente muitos acabam ignorando o potencial de uma estratégia de links patrocinados, que assim como o SEO, tem o objetivo de aumentar as visitas em um site e, consequentemente, aumentar as vendas. Com uma vantagem extra: velocidade maior em um curto espaço de tempo.
Uma estratégia de SEO só começa a gerar tráfego para o site de sua empresa no médio e longo prazo, pois é preciso esperar um bom tempo até que o conteúdo produzido por sua empresa seja ranqueado pelo Google. Além disso, nenhuma estratégia de SEO pode garantir que sua empresa esteja entre os primeiros resultados de busca, pois os primeiros resultados são patrocinados. Já em uma campanha de links patrocinados, este problema não acontece. A empresa já poderá aparecer nos resultados de busca imediatamente depois da criação e configuração de seu anúncio.
Investindo em uma estratégia de links patrocinados, a empresa tem controle total sobre os custos de campanha, podendo aumentar ou diminuir o investimento sempre que julgar necessário. Essa característica permite aproveitar oportunidades sazonais, como datas comemorativas ou acontecimentos relacionados à marca, focando nas vendas.
Da mesma forma, é possível retirar os anúncios do ar caso o estoque tenha acabado ou frente a outra situação que impeça o atendimento dos clientes. Ao mesmo tempo, em questão de minutos uma estratégia nova pode ser colocada no ar e gerar a aquisição de novos usuários, flexibilidade que não é possível em SEO.
Um diferencial importante dos links patrocinados é que, nessa estratégia, a empresa só paga quando o cliente tomar uma atitude em relação aos anúncios, ou seja, se os usuários do Google realmente clicarem em seus anúncios. Sendo assim, mesmo que o anúncio seja exibido várias vezes e mesmo assim não receber nenhum clique, sua empresa não irá pagar nada (exceto se você escolher pagar por impressões de seu anúncio).
O mundo digital é totalmente mensurável. Ao investir em uma campanha com links patrocinados, a empresa poderá acompanhar as principais métricas para avaliar o sucesso de seus anúncios.
Você saberá exatamente quantas vezes o anúncio foi exibido nas buscas, quantos cliques estes anúncios receberam dos usuários e, principalmente, quantas vendas foram realizadas através destes anúncios. Essas informações são essenciais para acompanhar métricas importantes para a estratégia de marketing digital, como o custo de aquisição por cliente, o custo por lead, a taxa de conversão e principalmente o retorno sobre o investimento.
Trabalhar com links patrocinados em campanhas digitais permitem mais assertividade, controle do resultado em vendas e, principalmente, a possibilidade de escalonamento da operação de sua empresa.
Uma ótima dica para avaliar a eficácia das duas estratégias é verificar qual o valor que sua empresa investe em SEO (busca orgânica) e qual o valor que sua empresa investe em links patrocinados (busca paga). Em seguida, divida o valor investido pelo número de usuários que cada estratégia leva até seu site.
O resultado será o custo por usuário. Quanto menor o custo por usuário, mais eficaz é a estratégia.
Raphael Oliveira é especialista em Marketing Digital da GhFly, agência focada em performance.

Comentários