Publicidade: a semente que germinou em Montevidéu

Por João Firme O jornal El País, de Montevidéu, foi homenageado no 15.º Festival Mundial de Publicidade de Gramado com o troféu Comunicação Simon …

Por João Firme

O jornal El País, de Montevidéu, foi homenageado no 15.º Festival Mundial de


Publicidade de Gramado com o troféu Comunicação Simon Bolívar por ser o periódico uruguaio mais lembrado pelos mídias brasileiros.


Fomos, no final de junho, à terra do bravo herói Artigas e, com orgulho, entregamos aos diretores o prêmio que tem o nome do patrono da ALAP, Simon


Bolívar, líder da integração latino-americana, filosofia da entidade que teve a semente lançada em 1976, quando El País nos convidou a tomarmos parte da comissão julgadora de um concurso de anúncios.


Foram jurados conosco os srs. Hugo Zuliane, presidente da AAAP - Associação


Argentina de Agências de Publicidade, e Rafael Gatti, presidente da Audap -


Associação Uruguaia de Agências de Publicidade. Na oportunidade, representamos a Abap - Associação Brasileira de Agências de Publicidade, da qual éramos o secretário-geral do capítulo gaúcho.


Porém, um fato relevante ocorreu antes do almoço de confraternização. Fomos alertados pelos diretores do jornal, Carlos e Daniel Scheck, que em Montevidéu estava proibida a venda de carne de gado, mas existia a possibilidade do exército uruguaio liberar alguma quantidade para o almoço, atendendo pedido de El País. Enquanto era assado o bom "pollo" dos hermanos, conversávamos sobre a idéia de ser criada a Alap, para facilitar investimentos publicitários através das médias e pequenas agências, na época privilégio das multinacionais. A idéia teve o respaldo e o entusiasmo de Daniel Scheck e o apoio da Abap, Audap e AAAP.


O diálogo foi interrompido por um militar que adentrou no local e nos chamou, entregando-nos em nome do governo uruguaio cerca de 5 quilos da melhor carne de gado do país. Foi uma alegria geral e uma demonstração de respeito para com os países presentes. Com orgulho de sermos brasileiro, recebemos e agradecemos o delicioso produto de exportação. Terminado o trabalho do júri, as entidades e agências dos países latino-americanos começaram a ser consultadas para a constituição da Alap e, em novembro de 1979, a Associação Chilena de Agências de Publicidade - ACHAP, e o jornal El Mercúrio promoveram o 1.º Congresso Latino-Americano de Publicidade, incluindo no programa a criação da Associação ou Federação. Fomos ao evento como palestrante convidado para desenvolver o tema "Constituição de Colégios Profissionais", como representante brasileiro, e levamos procuração por telex da Audap, Fevap - Federação Venezuelana de Agências de Publicidade, e da Amap - Associação Mexicana de Agências de Publicidade.


Voltamos de Santiago com um Documento de Intenções para a Fundação da Alap e com o cargo de secretário-geral. Firmaram a Ata histórica 13 países (Brasil, Chile, Equador, Bolívia, Peru, Uruguai, Venezuela, Panamá, El Salvador, Colômbia e Guatemala).


E depois de maturar a iniciativa chilena, a Audap e El País promoveram no dia 15


de novembro de 1983 a Assembléia Geral de aprovação do Estatuto, eleição da


Diretoria e escolha de Porto Alegre como sede da Alap. Conosco estiveram Daltro


Franchini, primeiro presidente; e Hesíodo Andrade, diretor-tesoureiro, e fomos empossados como secretário-geral.


A atuação e os serviços à publicidade pela instituição são reconhecidos por grandes organizações, e foi por isso que em 2003, no 14º Festival Mundial de


Publicidade de Gramado, o BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento, solicitou-nos a inclusão da premiação de publicidade de cunho social e de bem público com as escolas de comunicação latino-americanas, e entregou em Gramado cerca de US$ 3.000,00 para a melhor cmpanha universitária de "Valorização do Idoso na Sociedade", prêmio conquistado pela Faculdade de Comunicação de Marília, São Paulo.


E foi assim que germinou em Montevidéu a semente para a constituição da Alap, hoje a segunda entidade internacional da categoria no mundo, depois da Associação Européia de Agências de Publicidade com sede em Bruxelas, Bélgica.

Comentários