Publicidade no centenário da imigração japonesa

Por João Firme Em outubro de 2006, o ex-cônsul geral do país do sol nascente no Rio Grande do Sul, Hajime Kimura, nos motivou …

Por João Firme

Em outubro de 2006, o ex-cônsul geral do país do sol nascente no Rio Grande do Sul, Hajime Kimura, nos motivou a realizar o Festival Mundial de Publicidade de Gramado Edição Extra Japão em 2008. Argumentamos que em 31 de agosto de 2006, na segunda edição extra, promovida na Embaixada do Brasil de Buenos Aires, a Alap (Associação Latino-americana de Agências de Publicidade) elegeu o novo presidente internacional, o mexicano Clemente Cámara. E ficou decidido que a terceira edição extra (que só ocorre nos anos pares) estava agendada para o dia 16 de outubro na Cidade do México. Mas, o simpático e carismático Hajime, que conquistou os gaúchos na Feira do Livro de 2006, não se deu por vencido e propôs a mesma edição extra do Festival de Gramado com os premiados do México em Tóquio. Admitimos esta possibilidade e enviamos correspondência ao ministro Celso Amorim, do Itamaraty. Idêntica correspondência foi redigida pelo cônsul Hajime em japonês para o Embaixador do seu país em Brasília, propondo que o Festival Mundial de Publicidade de Gramado Edição Extra Japão fosse incluído no intercâmbio cultural do centenário da imigração japonesa.


Com a transferência do diplomata para a capital do Japão, houve um hiato em tudo, embora o ministro Amorim tenha respondido que a Alap deveria dirigir-se à governadora Yeda Crusius, pois o Governo do Estado do RS era um dos quatro estados da comissão organizadora das comemorações do centenário. Com a vinda de quatro comunicadores japoneses que atuaram no Festival de Gramado de junho de 2007 e o apoio do nosso cônsul Haruyoshi Miura, que tem jurisdição no RS e SC (tornou-se nosso amigo), voltamos aos contatos e a Embaixada do Brasil em Tóquio decidiu acolher o Festival Mundial de Publicidade de Gramado Edição Extra Japão, no dia 18 de novembro. Estes eventos mostrarão as peças e campanhas de publicidade premiadas no México e os ganhadores do Galo de Ouro, Prata e Bronze poderão ser entregues em Tóquio. Igual apresentação acontecerá no dia 24 de outubro em Florença, Itália, no Festival della Creatività.


Este empreendimento terá a participação de dois conferencistas do RS, o publicitário criativo Roberto Callage, da DCS/JWT, que falará sobre Criatividade Brasileira, e a senhora Suzana Kakuta, presidente da CaixaRS. Ela abordará o tema "Oportunidades de Negócios com o Brasil". Outros palestrantes estarão em Tóquio: Roberto Duailibi, presidente da DPZ Propaganda de São Paulo, Hiran Castello Branco, da ALAP/SP e do CNP - Conselho Nacional de Propaganda, e Clemente Cámara, presidente da agência que leva seu nome.


Esta iniciativa que de sonho tornou-se realidade, vai contar com uma rodada de negócios com empresários brasileiros e japoneses das áreas de turismo, exportação e importação.


No site www.festivalgramado.com.br está se desenhando um grande sucesso que entrará na história da publicidade do Brasil.

Comentários