Publicidade para enxergar e ver

Por João Firme O irmão Sol e a irmã Lua são exaltados em cânticos por São Francisco de Assis como se fossem o rei …

Por João Firme

O irmão Sol e a irmã Lua são exaltados em cânticos por São Francisco de Assis como se fossem o rei e a rainha da natureza. É por isso que enxergar é mais do que ver a luz. Francisco usava seu coração para enxergar o bem, não importando o tipo e a forma de ajudar o próximo, como se estivesse ajudando a si próprio.


Fazer o bem é obrigação moral, representa a lei da vida, mas é difícil de ser cumprido. Num mundo cada vez mais conturbado e desigual, a responsabilidade social de cada cidadão e a solidariedade são questões de sobrevivência.


Solidariedade é a ferramenta principal para construir a evolução, que se baseia em ação voluntária para o bem comum. Compartilhar contribui para a qualidade de vida de todos.


Infelizmente, 1,4 milhão de crianças cegas e vários milhões com impedimento visual no mundo não podem ter os sonhos do padroeiro dos animais.


Informa a Organização Mundial da Saúde que a cada minuto uma criança fica cega no mundo, com o risco maior em menores de cinco anos. Destas crianças, 60% morrem um ano depois de ficar cega. Calcula-se que 40% sobrevivem 40 anos sem poder ver. Por conseguinte, aproximadamente três quartos dos casos de cegueira infantil ocorrem em países de escassos investimentos, situação que agrava mais seus problemas econômicos devido à diferença daquelas sociedades prósperas.


A OMS quer, até o ano 2020, eliminar a cegueira precoce. Para que isso aconteça é necessário a criação de uma consciência com respeito às enfermidades oculares, prevenção e tratamento das mesmas em bebês e adultos, exames oculares periódicos em idade escolar e concessão de óculos para reduzir a visão refratária.


Isto explica a criação do Instituto Ver, uma ONG fundada em fevereiro de 20007 em Porto Alegre por um punhado de voluntários médicos, comunicadores, publicitários, rotarianos, leões e cidadãos honorários de Porto alegre, conforme diretoria que está no site www.institutover.org.br . A entidade é receptiva dos médicos oftalmologistas, reabilitando gratuitamente a visão das crianças carentes que vivem à margem da sociedade. A primeira fase está quase vencida com a conquista de associados, doações de empresas e pessoas físicas. A próxima será o atendimento às crianças portadoras de deficiência visual como catarata, glaucoma e outros males congênitos evitando a cegueira precoce.

Comentários