Publicitários engenhosos

Por João Firme de Oliveira* Érico Verissimo, no seu livro "O Escritor Diante do Espelho”, dá um adjetivo aos publicitários, chamando-os de engenhosos. O …

Por João Firme de Oliveira*
Érico Verissimo, no seu livro "O Escritor Diante do Espelho", dá um adjetivo aos publicitários, chamando-os de engenhosos. O escritor cruz-altense, fundador e primeiro presidente da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), tem razão na analogia que faz entre o publicitário como criativo e o consumidor, concluindo que aquele é engenhoso, porque motiva este para ter melhor qualidade de vida, buscando no mercado produtos para sua satisfação no dia-a-dia.
Outra passagem que está na história da propaganda tem Veríssimo como redator e motivador para que o público visitasse Cruz Alta, durante a I Festa Nacional do Trigo, em outubro de 1975. A Agência Arauto, dona da conta, idealizou a peça publicitária e Érico criou o texto para ser incorporado ao anúncio em revistas de âmbito nacional e jornais gaúchos. A chamada era: "Érico Verissimo apresenta as belezas da sua terra", e o texto, assinado: "Convido meus compatriotas de todo o Brasil para visitar Cruz Alta, minha terra natal, por ocasião da I Fenatrigo, de 5 a 20 de outubro, a fim de que possam ver a fecunda obra de nossos triticultores, que cobriram as belas e amplas coxilhas - onde outrora viveram Ana Terra e Rodrigo Cambará - com novos verdes e o ouro dos trigais". O anúncio tinha como ilustração uma lavoura de trigo e, em superposição, a foto de Maria Angélica Abreum Rainha da Fenatrigo.
Sem bairrismo, nossa propaganda é das melhores, em comparação a de outros estados. O publicitário é imprescindível à empresa que tem por objetivo o consumidor. Somos parceiros engenhosos dos veículos de comunicação, dos anunciantes e dos consumidores. Os anunciantes sabem que podem exigir de suas agências a administração das suas verbas com desempenho e competência. A eficiência das estratégias, o planejamento seguro, a criacão consistente e a mídia rentável são hoje muito mais que técnicas de boa publicidade: são assuntos determinantes da parceria agência-anunciante e meios de comunicação.
* João Firme de Oliveira é secretário-geral da Associação Latino-Americana de Agências de Publicidade (Alap) e presidente do Sindicato das Agências de Propaganda do RS.
[email protected]

Comentários