Rio Grande: é importante a participação de todos.

Por Günther Staub É praticamente um consenso: que o Governo do Estado do Rio Grande do Sul está falido, fruto de décadas de má …

Por Günther Staub
É praticamente um consenso: que o Governo do Estado do Rio Grande do Sul está falido, fruto de décadas de má gestão, empreguismo desenfreado e voracidade das corporações que dominam Executivo, Legislativo e Judiciário. Em função disso, a taxa de investimento anual do governo tem girado em torno de 2,3%, e as dívidas aumentam cada vez mais.
A mudança nesse quadro exige um conjunto de ações relacionadas a:
-Racionalizar e tornar mais eficaz e mais leve todas as áreas do governo;
-Estimular e apoiar mais a indústria agropecuária, comércio e serviços, aqui instalados;-Estabelecer uma política muito agressiva de atração de novos investimentos;
-Criar incentivos para desenvolver a inovação;
-Procurar  desenvolver  no  Estado,  indústrias  de  componentes  aeroespaciais,  idem  empresas  de nanotecnologia;
-Fortalecer a indústria alimentícia, a fim de aproveitar a produção agropecuária;
-Estimular a produção de flores consumidas;
-Apoiar  e  fortalecer  os  centros  tecnológicos  já  existentes  (TECNOPUC,  TECNOSINOS  e  etc.)  e estimular a criação de novos em outras universidades;
-Fortalecer mais a FAPERGS;
-Estimular a criação de uma forte indústria farmacêutica e de equipamentos hospitalares.
Com relação à atração de novos investimentos, é importante que o Governador envolva todos os setores do governo e ele próprio, trabalhe muito nessa direção.
No passado, o Panamá fez esforços continuados, que trouxeram como resultado, a concentração de um grande número de empresas para a América Latina e colhe os frutos dessa política, basta olhar o aeroporto Tucumen.
Outros estados brasileiros têm praticado políticas agressivas nessa direção e têm colhido melhores resultados do que o Rio Grande do Sul. É fundamental que os gaúchos também se mexam.
Günther Staub é d iretor da Staub Comunicação e Marketing.
  [email protected]
 

Comentários