Site que só dá notícia positiva faz sucesso

Por Janaína Rolim "O Sucesso é Ser Feliz". A famosa frase do psiquiatra Roberto Shinyashiki encaixa perfeitamente com a fórmula jornalística desenvolvida por um …

Por Janaína Rolim

"O Sucesso é Ser Feliz". A famosa frase do psiquiatra Roberto Shinyashiki encaixa perfeitamente com a fórmula jornalística desenvolvida por um novo site nos Estados Unidos. Inspirado no conceito de felicidade, o http://www.happynews.com/   apresenta sucesso em  audiência divulgando somente notícias positivas. Em agosto, quando estreou, registrou 70,000 visitantes únicos. Após três meses no mercado, despertou o interesse da mídia convencional sendo motivo de matéria no conhecido jornal Washington Post.  


Contrariando conceitos de notícia como tragédia, desastre, destruição e morte, a fórmula do Happynews.com é divulgar somente informações boas, felizes e positivas. Até mesmo para o furacão Katrina, maior desastre dos Estados Unidos nos últimos tempos, houve "boas novas": "The good news  about Katrina". O site noticioso americano cobre assuntos relacionados com as editorias Internacional, Nacional,  Esporte e Entreterimento. Dispõe também de um amplo espaço para o Jornalismo Cidadão.


O site Happynews.com, além de provocar o debate na indústria de comunicação sobre o conceito de notícia, mostra que o universo do leitor é bem maior do que se imagina. E a prova disto está no resultado positivo que novas formas de informação estão apresentando por meio da internet. Os Blogs, por exemplo, são sucesso muitas vezes somente com opinião, sem divulgar fontes oficiais. Sinal de que os leitores estão abertos a novos formatos de informação.


O público interessado em "boas novas" não é pequeno se analisarmos o número de sites com a mesma linha editorial espalhados pelo mundo. Parece que a fórmula "Homem morde cachorro" deixará de ser a máxima do jornalismo.


O novo estilo poderá ser considerado somente mais um segmento da indústria da informação. Assim como existe jornalismo econômico, esportivo, político, moda, surge também o segmento otimismo. No entanto, deve-se dar atenção ao fato de que a enorme audiência mostra que o público leitor está cansado de tanta desgraça.


Houve no passar dos anos um entendimento de que tragédia era sinônimo de notícia. Concordo, pois o mundo não é somente cor-de-rosa. Porém, jornalismo é mais do que apenas o lado negativo do fato. É reportar a realidade, seja ela boa ou não.


Dar um enfoque positivo para as notícias torna o trabalho do jornalista mais difícil, porém o dia do leitor, pelo menos, mais otimista. Imaginem uma manchete mais ou menos assim "Brasil começa a limpar ambiente político graças a deputado corrupto descontente", ao invés de "Jefferson denuncia mesada paga pelo tesoureiro do PT". Então, resta agora torcer para que haja uma reflexão por parte da mídia e esperar, também, pelas boas novas?

Comentários