Stand by é para os fracos

Por Patricia Angeletti Apenas um dia e meio no South by Southwest (SxSw), maior evento de economia criativa do mundo,  e uma avalanche de …

Por Patricia Angeletti
Apenas um dia e meio no South by Southwest (SxSw), maior evento de economia criativa do mundo,  e uma avalanche de emoções me atropelam:  ansiedade pelo que está por vir, frustração por não poder conhecer tudo, paixão por querer aprender mais. As coisas todas misturadas, em um ambiente weird. Parece que nada faz sentido, mas no contexto é a atmosfera perfeita para questionar tudo: há um jeito novo de fazer melhor, mais rápido, mais sustentável, mais econômico, com mais eficiência. Stand by é para os fracos. Conforto é para quem "acha" que já chegou lá!
O conceito de start up está em tudo. Do taxista à imobiliária que nos alugou a casa. Está no ar que se respira. Todo mundo é " entrepreneur". Mais de 200 pessoas vem para Austin todo mês para fazer seu negócio acontecer. Pelo terceiro ano é a cidade que mais cresce nos EUA. E, apesar de toda esta ebulição, Austin e seus habitantes continuam sendo únicos, particulares, locais. As palestras e os seminários inquietam, mas o melhor conhecimento e inspiração estão nas ruas.
O festival que mais fala de inovação e tecnologia no planeta, na verdade, fala muito sobre as verdades mais básicas da nossa condição humana: nossas emoções. Sem papo sexista, mas a mulher, no board das companhias, é uma urgência para re-inventar os negócios. Aplicativos explodem a qualquer momento, mas tecnologia sem percepção humana é apenas tecnologia.
A troca de experiências tem sido a melhor vivência. Tomei café da manhã com uma analista da Microsoft que aproxima investidores de empreendedores e, acreditem, no Brasil. No almoço, conheci o fundador do Reminds, um aplicativo que tem tudo para explodir. As marcas fazem ativações em todas as esquinas. Desde as grandes e consagradas até as que têm dias de vida. O movimento das marcas reforça a sensação de que está todo mundo aqui!
É muita coisa, muita gente, muita novidade, muita informação, muita urgência. Bom, já sei que fui pega pela pior síndrome daqui: a FOMO (Fear Of Missing Out) - medo de perder o que está rolando. Mas como ainda não "cheguei lá", sigo por aqui até o dia 18 neste ambiente de "desconforto" construtivo, exorcizando qualquer tentação ao stand by.
Patrícia Angeletti é diretora de Mídia da Paim Comunicação.
[email protected]

Comentários