Streaming ? Chegou a hora?

Por Erick Sasse O nome pode ser complicado, mas o streaming veio para ficar. Presente não só em nossos computadores, mas em uma série …

Por Erick Sasse

O nome pode ser complicado, mas o streaming veio para ficar. Presente não só em nossos computadores, mas em uma série de outros dispositivos como sistemas de som domésticos e telefones celulares, esta tecnologia já está mais do que consolidada.


É através do streaming que as emissoras transmitem pela Internet sua programação ao vivo ou gravada, permitindo que usuários em todo o mundo, com quaisquer tipos de conexão e equipamento, possam ter acesso ao conteúdo.


Hoje o streaming já é uma realidade para milhares de empresas. Emissoras de rádio e TV, além de muitas outras dos mais diversos segmentos já fazem uso desse meio.



Só para se ter uma idéia, hoje no site Radios.com.br existem nada menos que 6.147 rádio internacionais, 689 brasileiras convencionais, 100 webrádios brasileiras, 570 TVs internacionais e 36 TVs brasileiras transmitindo em streaming! E esses números aumentam a cada dia.



Popularizando-se mais a cada dia juntamente com a Internet, e com um crescente número de consumidores em busca de conteúdo neste formato, o streaming é uma tecnologia que não deve ser ignorada.



Felizmente o investimento para entrar nesta tecnologia não é alto, e com facilidade as emissoras têm encontrado parceiros comerciais para absorver estes custos e até fazer algum dinheiro com isso.



Além disso, com o streaming você não tem limite de canais. Você não fica limitado ao seu conteúdo irradiado. Você pode ter programações diferentes para nichos variados. Pode criar, por exemplo, um canal mais jornalístico. Um outro voltado para flashbacks, outro com sucessos, e por ai vai.



Também é possível disponibilizar conteúdo pay-per-view ou pay-per-listen (o usuário paga para ter acesso). Desta forma você pode criar diversas novas formas de valorizar seu conteúdo e ganhar com ele.

Comentários