Tropa de elite

Por Lucas Rohãn Um fenômeno de público mesmo antes de ser lançado nos cinemas, o filme brasileiro “Tropa de Elite” virou febre entre o …

Por Lucas Rohãn

Um fenômeno de público mesmo antes de ser lançado nos cinemas, o filme brasileiro "Tropa de Elite" virou febre entre o público graças à fantástica rede de comércio ilegal de cópias de DVD`s. Como sou grande admirador do cinema nacional, não poderia deixar de assistir a esse. E já que moro em cidade de interior, onde os filmes recém lançados demoram meses para chegar no único cinema, da mesma forma nas locadoras, optei pela cópia pirata.


Sem falso moralismo, afinal até hoje só comprei um DVD original, assim mesmo porque custava pouco mais de dez reais e vinha junto com um jornal. Sem ressentimentos por financiar a pirataria, já que até o ministro da Justiça, Tarso Genro, viu o filme dessa forma.


O sucesso de "Tropa de Elite", segundo os falatórios, se deu pelas denúncias "impressionantes" de corrupção na polícia do Rio de Janeiro. E é verdade. O filme mostra policiais cobrando propina para liberar o jogo do bicho, trocando motores novos das viaturas por outros velhos, fazendo pouco caso do trabalho, entre outras coisas. Para muita gente isso foi uma surpresa, para mim, não. Afinal, o brasileiro é corrupto.


A mãe dá um sorvete para a criança ficar quieta. O aluno percebe o erro da professora na correção da prova, mas não acusa, já que está levando vantagem. Os políticos? bom, desnecessário explicar. Sendo assim, por que não haveria corruptos na polícia?


O lado bom do "Tropa de Elite" é mostrar que há também os policiais honestos, que honram o trabalho e fazem por merecer a farda. Outro ponto que o filme toca fortemente é o financiamento do tráfico por jovens que consomem drogas. O dedo foi colocado dentro da ferida e ainda mexeram para os lados?


Para avaliar mais profundamente só assistindo, no cinema ou em cópia pirata, e fazendo o julgamento. Eu achei fantástico. Assistam.


http://blogdorohan.zip.net

Comentários