Você sabe o que um relações públicas faz?

Por João Felipe Ramos Para começar a conversa, tenho certeza que se eu perguntar o que um publicitário faz, você me responderia: publicidade. Se …

Por João Felipe Ramos
Para começar a conversa, tenho certeza que se eu perguntar o que um publicitário faz, você me responderia: publicidade. Se eu indagar o que um jornalista faz, embora reducionista, provavelmente você falaria: jornal. Agora se a questão for, o que um relações públicas faz, você poderia dizer: relações públicas.
Diante desta fria e calculada resposta, novamente voltamos à estaca zero. O que de fato é as Relações Públicas? Dentro das universidades, grupos de estudos e mercado de trabalho esta tem sido uma discussão bastante exaustiva, e me arrisco a dizer porque. Entre as três áreas mais conhecidas da comunicação, a publicidade e o jornalismo desfrutam de um elemento de que a atividade de Relações Públicas carece: a tangibilidade. Voltando às perguntas feitas no início do artigo, percebemos que as duas primeiras respostas (publicidade e jornal) são extremamente claras e qualquer sujeito as entende, porém, na última caímos no abstratismo: Relações Públicas faz relações públicas.
Você entende onde eu quero chegar com isto?
O nome da própria atividade não se vende! Poderia dar outro exemplo desta constatação. O que um cineasta faz? Eu, você e todas as vozes do mundo diriam:filmes.
Publicidades, jornais e filmes são palpáveis, porém, planejamento estratégico de comunicação, programas de relacionamento com clientes e administração de imagens organizacionais (todas funções das Relações Públicas) não.
O que realmente preocupa, é que devido a esta neblina de indefinições, uma grande parcela de empresários de todos os setores da economia estão perdendo a oportunidade de obter excelentes resultados através do trabalho de um profissional de Relações Públicas.
* João Felipe Ramos é diretor Comercial da PUBLIC - Pesquisa de opinião e mercado

[email protected]

Comentários