"A História Oficial" é exibido na Casa de Cultura Mário Quintana

Ditadura militar da Argentina será tema de debate

A penúltima edição do ciclo Cinema Política e Psicanálise ocorre no próximo sábado, na Sala Eduardo Hirtz da Casa de Cultura Mário Quintana. O ciclo é uma realização da Sppa (Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre) em parceria com a CCMQ e a Cinemateca Paulo Amorim. Às 9h30min será exibido o argentino "A História Oficial", Oscar de melhor filme estrangeiro de 1985 e um dos mais importantes filmes do cinema político mundial.


"A História Oficial" fala da Buenos Aires dos anos 80, onde Alicia e seu marido Roberto vivem tranqüilamente com Gaby, sua filha adotiva. Após o reencontro com uma velha amiga recém-chegada do exílio, Alicia começa a tomar conhecimento da cruel realidade do regime militar argentino, passando a questionar todas as suas certezas, inclusive sobre os pais biológicos da filha. Uma realidade para a qual Alicia não estava preparada, mas que terá de enfrentar com todas as suas conseqüências.


Após a exibição, às 11h15min, ocorre debate com o psicanalista da Sppa Paulo Henrique Favalli e a assistente social e doutora em Direito de Família Sílvia Nabinger. A coordenação é da membro-aspirante da Sppa, Cláudia Miranda.  A última edição do ciclo acontece no dia 16 de dezembro, com a exibição do premiado brasileiro "O Pagador de Promessas". O evento tem entrada franca e é aberto à comunidade. Mais informações pelos telefones (51) 3224-3340 e 3321-7147 ou pelo site www.ccmq.rs.gov.br.

Comentários