"Porto Alegre – Meu Canto no Mundo" está em cartaz no Gasômetro

Documentário de Cícero Aragon e Jaime Lerner conta a história da capital gaúcha

O documentário gaúcho "Porto Alegre - Meu Canto no Mundo", longa-metragem dirigido por Cícero Aragon e Jaime Lerner, está em exibição na Sala P.F. Gastal, da Usina do Gasômetro. Ele foi apresentado no último Festival de Cinema de Gramado, fora da mostra competitiva. A produção resgata o passado da capital do Rio Grande do Sul, através da reconstituição de cenas que retratam alguns momentos de épocas passadas e presentes.


O filme apresenta relatos de personalidades e cidadãos porto-alegrenses, mostrando o sentimento de todos em relação a uma Porto Alegre romântica, por vezes provinciana, que deixou saudades. Compondo passado e presente através da utilização de fotos antigas, gravuras e filmes da história da cidade, "Porto Alegre - Meu Canto no Mundo" é uma ferramenta de entretenimento e de história sobre a Capital.


Ficção e documentário se misturam na história contada por Luiz Antonio Assis Brasil, Eva Sopher, Jaime Sirotsky, Moacyr Scliar, Luis Fernando Verissimo, Sergio da Costa Franco, Briane Bica, Ediolanda Liedke, Arthur de Faria, Giba Giba, Sandra Pesavento e Maria Camargo. Completando o time de colaboradores, o documentário tem a locução de personalidades das emissoras de rádio e TV locais, como Lauro Quadros, Lasier Martins, Haroldo de Souza, Luis Carlos Rech, Mary Mezzari, Pedro Ernesto, Lila Vieira, João Wianey Carlet, Antônio Czamanski e outras importantes vozes que fazem parte do cotidiano porto-alegrense.


A trilha sonora foi especialmente composta por Daniel Sá, e conta ainda com músicas de Renato Borguetti, Nenhum de Nós, Vitor Ramil, Frank Solari, Neto Fagundes, Hique Gomes, Rádio Esmeralda, Bebeto Alves, Arthur de Faria e Giba Giba, entre outros. As cenas de reconstituição do filme têm a participação de atores como Roberto Birindelli, Luiz Emilio Speck, Luiz Paulo Vasconcelos, Denis Lascano, Wagner Lascano, João Fernando, Juremir Neto e Jorge Alves. Imagens da produção podem ser baixadas através do site www.portoalegremeucantonomundo.com.br.

Comentários