Anunciados os homenageados do Festival de Cinema de Gramado

Tarcísio Meira, Glória Menezes e Hector Babenco leverão os troféus Oscarito e Eduardo Abelin

A organização do 33º Festival de Gramado - Cinema Brasileiro e Latino divulgou os homenageados desta edição. A gaúcha Glória Menezes e o marido, Tarcísio Meira, receberão o troféu Oscarito, por sua contribuição de mais de 40 anos ao cinema, ao teatro e à televisão. A carreira do casal esteve ligada aos grandes expoentes da dramaturgia nacional: Glória participou, em 1962, do premiado O pagador de promessas, de Anselmo Duarte, que recebeu a Palma de Ouro em Cannes. Já Tarcísio foi dirigido por alguns dos maiores nomes do cinema brasileiro, como Walter Hugo Khouri e Gláuber Rocha.  

Hector Babenco, que dedicou toda a sua vida ao cinema e dirigiu grandes atores do cenário nacional e internacional, receberá o troféu Eduardo Abelin. Ao longo de sua carreira, realizou obras como Pixote, O beijo da mulher-aranha, Lúcio Flávio e, mais recentemente, Carandiru, um dos maiores sucessos de público e crítica da história recente das bilheterias brasileiras.  

O Festival de Gramado é o maior evento cinematográfico da América Latina e acontece na Serra gaúcha de 15 a 20 de agosto. Com as mudanças na programação, noticiadas ontem, a entrega dos Kikitos aos filmes vencedores e dos troféus concedidos a personalidades da sétima arte no Brasil ocorrerá no sábado, transformando a última noite na grande consagração dos nomes do cinema nacional. Outra surpresa da cerimônia de encerramento será a premiação, em dinheiro, além dos Kikitos, para todos os vencedores nas categorias nacionais. As inscrições de trabalhos se encerram nesta segunda-feira e podem ser feitas através do site www.festcinegramado.com.br.

Comentários