CineEsquemaNovo anuncia premiados

Resultados foram revelados sábado, na Usina do Gasômetro

Após uma semana de programação, com a exibição de 100 filmes, em 69 sessões e cinco mostras diferentes, o CineEsquemaNovo 2007 - Festival de Cinema de Porto Alegre anunciou seus premiados na noite de sábado, na Sala P.F Gastal da Usina do Gasômetro. Foram 65 filmes integrantes das mostras competitivas, vindos de 11 estados brasileiros. Antes da entrega dos prêmios, foi realizada a pré-estréia do longa-metragem "Baixio das Bestas", com a presença do diretor Cláudio Assis.


"IGRREV", de Carlos Magno, de Minas Gerais, recebeu o troféu de Melhor Filme do Júri Oficial para curtas e médias-metragens. O curta vencedor trata do fenômeno da proliferação das igrejas evangélicas. "Um Fazedor de Filmes", de Arthur Lins e Ely Marques, da Paraíba, foi escolhido o Melhor Curta pelo voto popular. O filme conta a produção do cineasta amador Ivanildo Gomes. O cineasta retratado também foi contemplado com o Prêmio de Melhor Personagem Real, concedido pelo Júri Oficial. O Prêmio Especial do Júri ficou com "Le Même Chapeau Que Toi - O Mesmo Chapéu Que o Teu", de Heron Ferreira, da Bélgica, que dividiu o título com "Material Bruto", do mineiro Ricardo Alves Jr.


Na mostra de longas, o público contemplou "Conceição - Autor Bom é Autor Morto", de Daniel Caetano, André Sampaio, Guilherme Sarmiento, Samantha Ribeiro e Cynthia Sims, do Rio de Janeiro. O filme traz um grupo de jovens que buscam uma história para o filme que estão resolvidos a fazer. Já o Júri de Alunos da Oficina de Crítica Cinematográfica concedeu o Prêmio da Nova Crítica ao longa "Selva do Meu Desejo", de Roberto Athayde, também do Rio.


"Eletrodoméstica", do pernambucano Kleber Mendonça Filho, foi premiado em Experimentação Técnica em Direção, concedido pelo Júri Oficial para curtas e médias-metragens, e com o segundo lugar na Mostra de Curta e Médias pelo Júri Popular. O prêmio de Melhor Atuação, concedido pelo Júri Oficial, foi para Otávio Terceiro, de "América - O Grande Acerto de Vespúcio. Na mostra Sala de Aula, o prêmio concedido pelo Júri Popular ficou para o gaúcho "Um Filme Chamado Sfincter", de Zeca Brito. O segundo colocado foi o mineiro"Trem Fantasma", de Sérgio Gomes.


O júri era composto pelo paulistano Andrea Tonacci, pelo carioca Ruy Gardnier e pelos gaúchos Fábio Zimbres, Luiz Roque e Marta Biavaschi. De terça-feira a domingo, ocorre a Mostra dos Premiados, também na Sala P.F. Gastal, sempre às 20h30min, com entrada franca.


 

Imagem

Comentários