Documentário retrata o Mundial de outro ângulo

Curta mostra a rotina da Vila Tronco, principal afetada pelas obras da Avenida Moab Caldas

Um projeto realizado por três estudantes da Faculdade de Comunicação Social (Famecos), da PUC,a traz para o público uma visão diferenciada da Copa do Mundo. Através de um ângulo que retrata as questões sociais envolvendo a retirada dos moradores da Vila Tronco devido às obras da Avenida Moab Caldas, o filme convida o público para uma reflexão sobre as políticas públicas adotadas para a realização das mudanças.
As estudantes Gabriela Féres, de Jornalismo, e Victória Venturella, de Publicidade e Propaganda, produziram em 2013 duas matérias, sendo uma sobre os protestos e outra sobre o Largo Vivo. Foi a partir destas produções que Luiz Carlos Silva, ex-morador da Vila Tronco e então colega das duas alunas, encontrou uma oportunidade de contar o que os moradores estavam passando com a realização das obras. "A ideia nasceu quando comecei a conversar com meus amigos que moram ali e que estão passando por toda esta situação desagradável", comenta.
O documentário retrata dificuldades enfrentadas pelos moradores da vila em função da obra  que duplicará a Avenida Moab Caldas, que integra o programa de melhoria urbana para a Copa do Mundo. As mudanças acabaram afetando 1.500 famílias que viviam na localidade. As filmagens começaram em novembro de 2013 e terminaram em maio deste ano. No total, foram sete meses de gravação, edições sendo realizadas ao mesmo tempo.
O projeto conta com a coordenação dos professores da Famecos Fábian Chelkanoff e Fábio Canatta, orientador do curso de jornalismo, além dos alunos Marcelo Coelho de Souza, Luis Carlos Silva, David Silva e Miguel Besnos, responsável pela trilha sonora do curta.
Confira o curta aqui.
Imagem

Comentários