Gaúchos premiados no Festival de Cinema de Gramado

Entre os ganhadores estão "A Terra Prometida" e "Canto de Cicatriz"

O curta-metragem "A Terra Prometida", de Guilherme Castro, foi eleito o melhor filme das mostras nacional e gaúcha do Festival de Cinema de Gramado. Terra Prometida, curta-metragem em 16 mm, foi premiado como melhor filme e melhor direção nas duas mostras em que concorreu: nacional e gaúcha. Na mostra nacional, Fernando Kike Barbosa foi destacado com o prêmio de melhor ator, e na mostra gaúcha, Araci Esteves ganhou como melhor atriz. O filme é baseado num conto de Tailor Diniz que co-assina o roteiro ao lado do premiado diretor Guilherme Castro. Terra Prometida é uma realização da Martins Produções, e conta a história em apenas 11 minutos.  


Já o documentário "Canto de Cicatriz" venceu no Gramado Cine Vídeo. Obra de Laís Chaffe, o documentário de 18 minutos também foi destaque na premiação do festival. O curta-metragem sobre violência sexual contra meninas levou dois prêmios Galgo Alado, sendo considerado pelo júri o melhor do gênero vídeo social e o melhor vídeo brasileiro independente.  


Participaram da mostra competitiva independente 28 produções de nove estados brasileiros, selecionados entre 322 trabalhos inscritos. Em sua versão de média-metragem (38min), Canto de cicatriz já havia conquistado o Prêmio Direitos Humanos no RS - categoria Divulgação. O título vem do poema "Canção para a menina maltratada", feito especialmente para o documentário pelo escritor e psiquiatra infantil Celso Gutfreind. A realização é da Atena Produções.

Comentários