Incentivando o cinema gaúcho

Vencedores do Concurso de Projetos de Longa-Metragem receberão R$ 50 mil

Começam na próxima segunda-feira, 26, as inscrições para o IV Concurso de Desenvolvimento de Projetos de Longa-Metragem. O evento é uma parceria entre o Santander Cultural, a Prefeitura Municipal de Porto Alegre e a APTC/RS, Associação dos Profissionais Técnicos Cinematográficos do Rio Grande do Sul. As inscrições deverão ser feitas na Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia que fica na Avenida Presidente João Goulart, 551, 3º andar, na Usina do Gasômetro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 14h às 17h. O prazo para inscrições termina dia 14 de outubro. O edital do prêmio está no site  www.santandercultural.com.br.


O objetivo do concurso é profissionalizar uma importante etapa da realização de um filme, que é a preparação do projeto para captar recursos junto aos patrocinadores. O valor do prêmio será de R$ 50 mil para cada um dos três vencedores. A partir deste ano, o concurso também passa a estimular o planejamento de marketing e a identificação de estratégias de lançamento do filme.


Em apenas três anos de existência, o concurso foi responsável pelo pontapé inicial de nove longas-metragens gaúchos: Nenhum Lugar, de Tarcísio Lara Puiati; O Homem que Roubou o Mundo, de Gustavo Spolidoro; O Amor de Joel por Jaqueline, de Zé Pedro Goulart; As Aventuras do Avião Vermelho, de Frederico Pinto e José Maia; Cem Dias de Lavoura, de Alex Sernambi; São Bernardo, de Muriel Paraboni; Céu de Abril, de Fabiano de Souza; O Jovem Josme nos Tempos do Iê-Iê-Iê, de Guto Bozzetti; e A Cidade dos Piratas, de Otto Guerra.

Comentários