Inovação e transmídia pautam curso voltado ao setor audiovisual

Iniciativa da Apro e do Sebrae apresenta conceitos sobre tendências nas produções multiplataformas

"Transmídia e Inovação" é o próximo módulo do programa "Objetiva - Empreendedorismo em Foco", promovido pela Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (Apro) e pelo Sebrae em Porto Alegre. Depois de abordar as fontes de financiamento para o setor audiovisual em janeiro, a iniciativa buscará direcionar os alunos sobre planejamento de projetos transmídias e a detectar pontos estratégicos de cada projeto. A capacitação acontece entre 3 e 6 de março, no Hotel Deville Prime (Avenida dos Estados, 1909).
Serão abordadas cinco etapas de temas que orientam como deve ser desenvolvido um projeto transmídia, incluindo a importância da audiência na construção e manutenção desses projetos, a definição das múltiplas plataformas de mídias, além de serem apresentados as principais janelas e suportes adequados aos projetos, assim como alguns exemplos e cases internacionais. Para a gerente executiva de Capacitação da Apro, Odete Cruz, o módulo Transmídia proporcionará aos alunos uma visão estratégica para pensar e criar projetos inovadores com o uso de várias plataformas.
O módulo será coordenado por Rodrigo Dias Arnaut, mestre em Ciências pela Escola Politécnica da USP, pós-graduado em Gestão Empresarial e Inovação Tecnológica pela ESPM, engenheiro de Computação (USJT) e técnico em eletrônica pela ETE GV. Além de Arnaut, a etapa contará com a participação de Rodrigo M. Terra. Diretor de TV e vídeo, o profissional atua como produtor transmídia, criador de formatos televisivos e multiplataforma, além de consultor na área de comunicação e conteúdo transmídia. Já conduziu projetos para a TV Cultura-SP, Grupo Abril e Tilibra, entre outros.
Lançado em outubro de 2013, o Programa de Capacitação de Empresários do Setor Audiovisual busca oferecer às produtoras cursos de capacitação em gestão empresarial, distribuição, formatação de projetos para leis de incentivo e editais, roteiro, desenvolvimento de projetos transmídia, aspectos jurídicos para direitos autorais, modelos de contratos referenciais, entre outros conteúdos. O Programa é aberto para todo o mercado de produção audiovisual nacional.
Outras informações podem ser obtidas através dos emails [email protected] e [email protected].

Comentários