Organização dos EUA patrocina produção de documentários estrangeiros

Produções brasileiras também podem se candidatar a este incentivo financeiro

A organização americana ITVS (Independent Television Service), através do seu International Media Development Fund, dispõe de uma nova iniciativa que viabiliza verba a produções internacionais que estejam desenvolvendo documentários sobre povos, culturas e assuntos com pontos de vistas internacionais. A idéia é levar para as televisões dos Estados Unidos histórias que tragam enriquecimento cultural e novas perspectivas ao povo americano. Por meio deste fundo, os produtores independentes que necessitam verba para continuar ou até mesmo terminar um projeto podem não só finalizá-lo como também veiculá-lo nos Estados Unidos.


Ao financiar um documentário, a ITVS está comprando os direitos de transmissão do mesmo para as televisões públicas e privadas dos Estados Unidos. No entanto, a produção pode ser comercializada no resto do mundo pelo seu produtor. Na primeira seleção mundial desta iniciativa, a instituição americana recebeu 300 inscrições, sendo 19 delas brasileiras. Entre os países que mais enviaram propostas ao programa, o Brasil se posiciona em quarto lugar após Índia, Israel e África do Sul.


Os interessados em participar da próxima triagem devem inscrever-se pelo site www.itvs.org a partir de setembro deste ano, quando será reaberto um novo processo de seleção. Podem participar somente experientes produtores independentes com documentários de duração entre 42 e 56 minutos e que residam fora dos Estados Unidos. Dentro deste programa, não é permitida a participação de cidadãos americanos ou de estrangeiros residentes nos EUA, a menos que sejam co-produtores. Todo o material de inscrição deve ser submetido em inglês e não é necessária a presença do produtor nos EUA durante o processo de seleção. Uma amostra de pelo menos cinco minutos do trabalho em andamento é solicitada como parte do processo de inscrição (todo o material que não estiver em inglês tem que ser legendado).


International Media Development Fund é um programa institucional patrocinado pela Ford Foundation, da John D. and Catherine T. MacArthur Foundation e pela William and Flora Hewlett Foundation. Esta nota foi enviada pela jornalista Janaína Rolim, que participou do Festival de Cinema Brasileiro em Miami, realizado na semana passada.

Comentários