Jornalista reúne em livro resultados do mestrado em radiojornalismo

Obra de Leandro Olegário será lançada na Feira do Livro e em congresso nacional de pesquisadores de Jornalismo


Resultados registrados na dissertação de mestrado do jornalista e radialista Leandro Olegário foram reunidos na obra "Radiojornalismo e Síntese". O profissional lançará o livro neste sábado, 5, às 19h, no Pavilhão dos Autógrafos, na Feira do Livro de Porto Alegre, e, na próxima quinta-feira, 10, durante o Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Pesquisadores de Jornalismo (SBPJOR), na Unisul, em Santa Catarina.
Em entrevista ao Coletiva.net, Olegário contou que o projeto literário contou com adaptações de linguagem e de temporalidade para se transformar no livro. A respeito do propósito do lançamento, explicou que é uma forma de tornar pública sua pesquisa acadêmica. "Além de acrescentar ao mercado da Comunicação, quero levar isso à sociedade. Era um projeto antigo e consegui tirá-lo do papel", disse ao portal.
Em cinco capítulos, a obra apresenta um recorte das sínteses noticiosas das rádios Gaúcha e Guaíba, e busca responder ao questionamento "Será que a herança e a influência deixadas pelo Repórter Esso, noticioso que permaneceu no ar entre 1941 e 1968 no Brasil, permanecem?". Com 15 anos de experiência em reportagem e apresentação em diferentes veículos de rádio e TV do Estado, Olegário também traz dicas e sugestões para estudantes e profissionais que desejam produzir seu próprio noticiário.
Com prefácio do professor, jornalista e radialista Luciano Klockner, o livro está disponível para compra nas bancas 16 (Ladeira Livros) e 53 (Banca dos Livros) da Feira do Livro. Também pode ser adquirido no site da Editora Metamorfose.

Comentários