"Estamos em momento de transição", diz Lala Deheinzelin

Ministrando workshop sobre fluxonomia 4D, a profissional explicou sobre futurismo

Workshop sobre futurismo - Divulgação/Coletiva.net

O workshop 'Futurismo+Novas Economias', que estava marcado para a manhã deste domingo, 2, foi transferido para a tarde, às 14h. Ministrado pela futurista e especialista em economia criativa voltada para desenvolvimento e sustentabilidade, Lala Deheinzelin, o encontro, que aconteceu no Senac Gestão e Negócios, durante o BS Festival, abordou fluxonomia 4D - economia social, ambiental, cultural e financeira. "Se estivéssemos em uma crise, bastaria esperar. Estamos em um momento de transição", disse, ao se referir à atual situação socioeconômica mundial.

Na apresentação, Lala falou sobre a sociedade viver em modelo 'passadista'. "Aprendemos tudo com o passado, um exemplo disso são que nossas emoções se baseiam pelo que já aconteceu", afirmou. Segundo a futurista, o grande problema em geral de cases em que trabalhou é que não se seguia um padrão e não se englobava todo o ecossistema na hora de resolver as situações. "Para solucionar dificuldades, precisamos pensar em cada parte que constitui o todo", destacou.

Para ela, vivemos em tempo de mudança de era e as transições são comuns. "Primeiro, se acreditava que a Terra era plana. Com o tempo, por meio de criação de lentes e bússola, percebeu-se que o mundo era redondo", lembrou e concluiu: "Agora, estamos migrando para o 4D, o mundo em rede". De acordo com a profissional, é normal que o avanço rápido da tecnologia ainda assuste algumas pessoas, mas que, sabendo usar o meio, poderá servir para ajudar às sociedades. "A chave é fazermos as coisas juntos, sabermos usar a tecnologia de forma colaborativa. Precisamos passar por experiências para enxergar o presente e o futuro."

A equipe de Coletiva.net conta com o apoio do Grupo RBS e do Sicredi para a realização da cobertura em tempo real do BS Festival. Ao longo da programação, a editora do portal, Gabriela Boesel, as repórteres Júlia Fernandes, Luana Nyland, Marla Gass e Patrícia Lapuente, e a publisher Márcia Christofoli produzem conteúdo sobre o evento e seus bastidores, além de alimentarem as redes sociais com tudo o que acontece no evento.

Comments