Fundador da Paradoxa discute sobre como manter talentos na Capital

José Cesar Martins esteve no BS Festival, neste sábado

José Cesar Martins no BS Festival - Divulgação/Coletiva.net

O sociólogo, fundador e CEO da Paradoxa, José Cesar Martins, esteve no BS Festival, na manhã deste sábado, 1º, para falar sobre as carências de mentes empreendedoras em Porto Alegre. Com o tema 'Poa Irresistível - Mantendo talentos em nossa cidade', o empresário trouxe consigo o princípio de que nossos cérebros têm todas as condições de alcançar um bom desempenho em qualquer lugar do mundo.

José César foi presidente da agência de desenvolvimento Polo RS entre 1997 e 1999, responsável por atrair investimentos para o Rio Grande do Sul, com destaque para a negociação que resultou na instalação da Dell. "Tudo que eu fiz na vida só deu certo porque tive a felicidade de encontrar gente com talento excepcional na nossa província", destacou.

Ao contrário de quem vê na escassa produção de empreendimentos inovadores e consistentes um sintoma da falta de DNA empreendedor, José Cesar apontou isso como um reflexo do passado e não como uma condição insuperável. Por isso, mantém a crença de que temos pessoas com qualidade técnica para mudar seus destinos. Para ele, basta um modelo mental adequado e algum apoio externo.

Em Porto Alegre, o empresário enxerga um certo nível de acomodação e falta de propostas complexas. "Nós podíamos esperar outro tipo de desenho da cidade, temos talentos, mas falta ambição e traçar rotas." Para ele, precisamos formatar nosso nível de exigência, ir atrás e identificar nossas capacidades, para valorizar o local em que vivemos. "Nós temos que pensar em como vamos recuperar essa cidade sedutora, como ser mais empreendedor e como mudar nossa realidade", finalizou.

A equipe de Coletiva.net conta com o apoio do Grupo RBS e do Sicredi para a realização da cobertura em tempo real do BS Festival. Ao longo da programação, a editora do portal, Gabriela Boesel, as repórteres Júlia Fernandes, Luana Nyland, Marla Gass e Patrícia Lapuente, e a publisher Márcia Christofoli produzem conteúdo sobre o evento e seus bastidores, além de alimentarem as redes sociais com tudo o que acontece no evento.

Comentários