Workshop aborda uso da Tecnologia na Educação

Aplicação da realidade virtual na área pautou o encontro

Curso foi ministrado por Fabiane Franciscone e Leonardo Schenkel - Divulgação/Coletiva.net

O 'Workshop Educação: Tecnologia e Realidade Virtual', realizado no Hub Senac Gestão e Negócios, localizado no Shopping Total, no segundo dia do BS Festival, reuniu educadores de diferentes áreas, publicitários e administradores. Ministrado por Fabiane Franciscone, doutora em Educação e Tecnologia, e Leonardo Schenkel, especialista em Tecnologias com uso de Realidade Virtual e Aumentada, o curso abordou inovações que já existem no mercado e as que ainda poderão vir.

Tratando da parte tecnológica, Schenkel trouxe aos presentes alguns exemplos de realidade virtual (VR), aumentada e mista - a qual é comumente chamada de 'XR' por englobar as variantes. Após explicar que a VR consiste em simulação, enquanto a aumentada é ter o real como base, porém com informações virtuais, o especialista falou sobre possíveis inovações para o futuro. "Talvez o celular deixe de existir e passemos a visualizar tudo por telas menores por meio de lentes", projetou.

Fabiane, que também é coordenadora-geral da Educação Básica da Rede La Salle Brasil, falou da importância de fazermos com que as inovações sejam humanizadas. "Temos que usar a tecnologia olho no olho e nos aproximarmos fisicamente das pessoas", alertou. Para ela, o uso das ferramentas é fundamental para atrair a atenção dos jovens que tendem cada vez mais a se conectarem ao mundo virtual. "Em vez de os repreendermos por isso, devemos fazer com que o conteúdo seja mais atrativo", concluiu.

Exemplos de como a realidade virtual pode ser usada em sala de aula e até mesmo para estudo em casa foram tratados no encontro. Em seguida, os profissionais presentes foram convidados a participar de experiências por meio de óculos VR e alguns outros gadgets tecnológicos que englobam as XR.

A equipe de Coletiva.net conta com o apoio do Grupo RBS e do Sicredi para a realização da cobertura em tempo real do BS Festival. Ao longo da programação, a editora do portal, Gabriela Boesel, as repórteres Júlia Fernandes, Luana Nyland, Marla Gass e Patrícia Lapuente, e a publisher Márcia Christofoli produzem conteúdo sobre o evento e seus bastidores, além de alimentarem as redes sociais com tudo o que acontece no evento.

Comments