"Perda muito importante", lastima Santuário sobre morte de Eva Piwowarski

Argentina fazia parte do trio de curadores do Festival de Cinema de Gramado ao lado do jornalista gaúcho e de Rubens Ewald Filho

Marcos Santuário, Eva Piwowarski e Rubens Ewald Filho - Crédito: Pressphoto

Após o falecimento da curadora do Festival de Cinema de Gramado, Eva Piwowarski, nesta segunda-feira, 7, em Buenos Aires, o colega Marcos Santuário falou com o Coletiva.net.  "Foi uma perda muito importante", lamentou, ao dizer que sente muito por ter sido amigo, colega e companheiro de curadoria. A atriz e diretora argentina atuava nesta área do evento ao lado do jornalista gaúcho e do crítico Rubens Ewald Filho. Ela, que também era produtora e gestora cultural, lutava contra um câncer desde março de 2018.

De acordo com o também editor de Cultura do Correio do Povo, o Cinema e a contemporaneidade da Cultura perdem uma pessoa atuante e que estava sempre envolvida com estas questões. Santuário contou que convidaram Eva com a ideia de se criar um vínculo mais forte com a cinematografia latino-americana. "Realmente deu muito certo, porque, a partir dela, conseguimos alcançar um universo no qual ela se movia muito", afirmou. Para ele, conseguiram elevar o evento a outro patamar, assim como na época do seu antecessor, José Wilker, que faleceu em 2014 - ano em que a cineasta ingressou no trio de curadoria. "Espero que onde ela esteja continue nos apoiando e nos inspirando neste trabalho", finalizou.

Em nota, a diretora de eventos da Gramadotour, Iara Sartori, disse que Eva fará muita falta. "Temos muito a agradecer à nossa parceira de tantos anos. Muito antes de ser curadora, ela já participava do Festival como colaboradora e incentivadora", falou. Segundo Iara, a inclusão no trio foi consequência da ativa participação e reconhecimento que tinha. "Seu trabalho acrescentou ainda mais em credibilidade e qualidade. Gramado será sempre muito grato à Eva Piwowarski", expôs.

Dentre as atividades realizadas ao longo da carreira, foi coordenadora do Programa 'Polos Audiovisuais', da TV Digital Argentina, responsável por promover a produção televisiva federal junto ao sistema universitário argentino. Além disso, atuou como uma das diretoras do 'Programa Mercosul Audiovisual da União Europeia' e criadora da Reunião Especializada de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do Mercosul (Recam). Foi também assessora audiovisual da Universidade Nacional de Jujuy e coordenadora de projetos da Fundação Gerardo Vallejo.

Comentários