Ana Maria Bahiana ensina a ver um filme

Jornalista atuou em vários jornais brasileiros e também no Exterior

O curso Como Ver um Filme, com a jornalista Ana Maria Bahiana, será realizado no GNC Moinhos (Rua Olavo Barreto Viana, 36, Porto Alegre), nos dias 25 e 26 próximos, entre 9h30 e 12h30. No dia 24, a convidada estará disponível para entrevistas, mas somente para jornalistas credenciados que devem se candidatar via mail. As inscrições custam R$ 100,00 por pessoa, com desconto para integrantes da Associação de Críticos de Cinema do RS e para portadores dos cartões GNC Cinemas e Inteligente do Moinhos Shopping.  Elas podem ser feitas através de site ou nas bilheterias dos cinemas que promovem o encontro. 


O curso terá dois módulos. No primeiro, há dois temas: Entre Arte e Comércio:Como Nascem os Filmes, e No Princípio, era o Verbo: Roteiro+Direção, e, no segundo módulo, Império dos Sentidos: Fotografia + Direção de Arte e Vendo com os Olhos: Som + Música + Montagem. As vagas são limitadas, conforme informa a newsletter do Moinhos Shopping.


Ana Maria Bahiana é jornalista especializada em cultura e escritora há mais de 30 anos, tendo atuado no Brasil e no Exterior em jornal, rádio, televisão e internet. Escreveu para, entre outros veículos, Jornal do Brasil, O Globo, Folha de São Paulo, Estado de São Paulo, Opinião e Rolling Stone, no Brasil; New York Times Syndicate, Escape e Beat, nos Estados Unidos; Le Film Français na França; Follow Me, HQ e Cinema Papers na Austrália. De 1992 a 1995, Ana Maria foi a chefe do escritório de Los Angeles da revista inglesa Screen International, e, de 1996 a 2002, representante, produtora, e correspondente da rede Telecine e da Rede Globo em Los Angeles.


Como autora, em 2006 ela lançou Almanaque dos Anos 70 (Ediouro, 2006) e a nova edição de Nada Será Como Antes (original da Civilização Brasileira, 1979; Senac Rio, 2006). Seus demais títulos são Jimi Hendrix: Domador de Raios (Brasiliense, 1980; Pazulin, 2006); América de A a Z (Objetiva, 1993); A Luz da Lente (Editora Globo, 1998); Anos 70 (antologia de ensaios, Funarte, 1979; Aeroplano/Senac Rio 2005); e a tradução brasileira de Dispatches, de Michael Herr (Objetiva,2005). 


Ela é autora do argumento e co-roteirista e co-produtora do filme 1972, a ser lançado em novembro de 2009 pela Buena Vista. Atualmente, finaliza a edição brasileira de Easy Riders, Raging Bulls, de Peter Biskind (sobre Hollywood nos anos 70) para a Editora Intrinseca, e escreve Vida Modelo, a biografia autorizada do agente de modelos John Casablancas, para a Ediouro. Ana Maria colabora com o site de viagens americano Indagare.com

Comentários