Cinco perguntas para Bruno Cheuiche

Sócio da Altos Eventos foi escolhido como embaixador do TEDx no Brasil em 2018

  1. Quem é você, de onde vem e o que faz?

Sou um entusiasta do compartilhamento de conhecimento. Venho de uma família de jornalistas e de um lar que sempre me deu liberdade e suporte para ir e vir a muitos lugares, fosse na casa do amigo ao lado, nos parentes do Interior ou a outros continentes. Eles sempre me receberam de volta com entusiasmo e amor. Essa liberdade me deu muito conhecimento empírico e abriu minha mente. O que faço hoje é procurar devolver, no dia a dia e nas pequenas ações, todo o carinho e bênçãos que recebi do mundo. Gratidão.

  1. Como se deu a escolha de atuar com Cinema?

Dá para dizer que a Comunicação é inerente devido ao cotidiano familiar. A escolha pelo Cinema tem forte influência de uma câmera de vídeo 8mm analógica adquirida pelos meus pais por consórcio na década de 1990, quando eu tinha 15 anos. Isso se consolidou quando voltei de uma viagem de um ano e meio por três continentes com 12 horas de material bruto. Transformei tudo em um "documentário" de 50 minutos, editando de forma linear e analógica com a câmera, dois video cassetes e um cd player. Boom. "Quero fazer vídeos", pensei.

  1. O que representa na sua carreira ser embaixador da comunidade TEDx no Brasil em 2018?

É um reconhecimento da minha trajetória e uma grande oportunidade de ampliar conhecimento. Organizar eventos TEDx de forma voluntária desde 2011 me colocou onde estou profissionalmente hoje: sócio da Altos Eventos e coordenador do Festival Social Good Brasil, um encontro anual de Tecnologia e Inovação Social para mais de mil pessoas e que traz gente do Brasil inteiro a Florianópolis.

Em todos esses eventos, alio o meu conhecimento de produção de vídeo, pois as palestras são filmadas e disponibilizadas online com qualidade para livre acesso do público a novos conteúdos. Mas, acima de tudo, tenho certeza de que o convite para embaixador se deu pela forma como lido com as pessoas e com a comunidade. Gosto muito de dialogar, ouvi-las e entender os problemas e situações para seguir em frente com a melhor solução para todos, sempre de forma empática e atenciosa.

  1. Quais são as suas expectativas diante do novo desafio?

Continuar ampliando a comunidade TEDx com mais eventos no País e procurar manter a empolgação e consolidação das atividades existentes. Cada TEDx inspira e transforma dezenas de pessoas. Todos saem de cada palestra querendo ser melhor e fazer melhorias na sociedade, seja por meio de ações pessoais ou impacto profissional. É uma comunidade incrível e precisamos de mais pessoas assim.

  1. Quais são os seus planos para daqui a cinco anos?

Nos próximos dois anos, quero consolidar ainda mais o Festival Social Good Brasil e também trabalhar com outros encontros maiores para adquirir mais experiência nessa área de trocas de conhecimentos presenciais. Eventos são reuniões incríveis de pessoas, onde se pode ter muita troca de energia, além de compartilhar conhecimento. Talvez, daqui a cinco anos, esteja em outro período de exploração intercontinental, vivendo diferentes culturas e diferentes experiências. Assim espero.

Comentários