Cine Esquema Novo discute expansão da linguagem cinematográfica

Edição especial do evento terá participação do artista inglês William Raban

As práticas artísticas e as transformações do audiovisual no século 21 estarão no centro dos debates do Cine Esquema Novo Expandido (CEN-E), edição especial do evento, que acontecerá de 19 a 30 de junho, na Capital. O assunto será discutido a partir da obra do artista inglês William Raban, que virá ao Brasil pela primeira vez, e de cinco cineastas brasileiros - Carlos Magno Rodrigues (Minas Gerais), Distruktur (Gustavo Jahn & Sissa Dullius / Rio Grande do Sul e Alemanha), Guto Parente (Cerará), Ricardo Alves Jr. (Minas Gerais) e Sérgio Borges (Minas Gerais). Raban é considerado um pioneiro no conceito e na prática de um cinema expandido. Sua carreira tem sido dedicada à realização de filmes que extrapolam os formatos tradicionais.
Raban ministrará uma master class na Sala P.F. Gastal e realizará videoinstalações inéditas no País, na Galeria Lunara e na Galeria da Fundação Iberê Camargo. Os artistas brasileiros convidados terão sessões de cinema retrospectivas de seus trabalhos, encontros comentados com público e crítica sobre o cruzamento entre cinema e arte. O festival também oferecerá atividades educativas e reflexivas, como o curso sobre a evolução da arte audiovisual, ministrada pela Arena Cursos.
Um dos destaques da programação são os vídeos de apresentação dos artistas convidados ao Cine Esquema Novo Expandido. Todas as semanas, até o início do festival, será possível assistir e compartilhar vídeo-teasers, que reúnem imagens e trechos de entrevistas exclusivas de todos os artistas participantes, além de posts com suas entrevistas na íntegra, que podem ser acessados pelo Facebook, You Tube e Twitter do CEN. O primeiro vídeo disponível é dedicado ao mineiro Sérgio Borges.
Esta edição do evento é preparatória ao 8º Cine Esquema Novo, que será realizada em 2014. A ideia é inaugurar uma nova fase do festival, que passará a ocorrer de dois em dois anos e ao longo de 30 dias. O Cine Esquema Novo Expandido é uma realização da Associação Cine Esquema Novo de Desenvolvimento da Imagem (Acendi), em correalização com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre e em colaboração com a Bienal do Mercosul. Outras informações estão disponíveis no site www.cineesquemanovo.org

Comentários