Cine Esquema Novo divulga selecionados para Mostra Competitiva Brasil

Evento ocorre em novembro na Cinemateca Capitólio e no Instituto Goethe Porto Alegre

Divulgação

Trinta e nove obras foram selecionadas para a Mostra Competitiva Brasil, realizada pelo Cine Esquema Novo - Arte Audiovisual Brasileira. As exibições ocorrerão de 22 a 28 de novembro, em Porto Alegre, na Cinemateca Capitólio e no Instituto Goethe. A organização informa que nesta edição tiveram 875 inscritos, sendo 666 curtas e médias-metragens, 103 longas e 106 videoinstalações, videoperformances e performances.

A Cinemateca Capitólio exibirá 35 obras e as outras quatro serão expostas no Instituto Goethe, ambos correalizadores do CEN 2018. Temáticas como feminismo, empoderamento da negritude, política atual, colonialismo, questões indígenas, pertencimento, religião, queer, entre outras, permeiam os títulos selecionados de 11 estados, além de nove produções assinadas por brasileiros realizadas no exterior ou em coprodução internacional. Entre os realizadores gaúchos, estão 'Tinta Bruta', de Filipe Matzembacher e Marcio Reolon; 'Música para quando as luzes se apagam', de Ismael Canepppelle; e 'Cidades dos Piratas', de Otto Guerra.

Os curadores que assinam a seleção, Jaqueline Beltrame, Ramiro Azevedo e Vinicius Lopes, destacam que "neste amplo panorama da recente produção autoral e independente do País, fica bastante claro que será uma edição extremamente posicionada e política". O festival é realizado há 15 anos e busca derrubar as barreiras simbólicas e experienciais entre o cinema e as artes visuais para exibir obras tanto na tradicional sala de cinema quanto em galerias de arte e espaços públicos.

Ao final do evento, a Mostra Competitiva entregará o Grande Prêmio Cine Esquema Novo 2018 e cinco Prêmios Especiais do Júri. Os escolhidos serão divulgados em breve. Mais informações podem ser acessadas nos sites www.cineesquemanovo.org e www.facebook.com/cineesquemanovocen.

Comments