Cine Santander apresenta 4ª Mostra Cinema e Direitos Humanos

Evento ocorre em 16 capitais simultaneamente

div>O mês de outubro inicia no Cine Santander Cultural com a 4ª Mostra Cinema e Direitos Humanos da América Latina, que ocorre de 8 a 16 de outubro. Pela segunda vez, o Santander Cultural é parceiro da iniciativa que tem o objetivo de celebrar a Declaração Universal dos Direitos Humanos. São 39 filmes em 23 programas com entrada franca, a maioria com exibições únicas. Nesta edição, a mostra amplia seu circuito de exibição, atingindo 16 capitais brasileiras. A programação em Porto Alegre oferece uma sessão do projeto 'Le Rendez-vous Cinéma', com o clássico 'As férias do sr. Hulot'. O jornalista Henrique Raizler comenta o filme em francês, na terça-feira, 6.

 

Os documentários e as ficções - curtas, médias, longas - estão divididos em: Mostra Contemporâneos, Sessões Especiais, Retrospectiva Histórica - Iguais na diferença e Homenagem - e Vídeo nas Aldeias. O foco principal é a produção recente dos países sul-americanos, que reúne títulos de diferentes autores, temáticas, estéticas e formatos. O processo de seleção teve convocação pública, o que permitiu que os produtores apresentassem suas realizações à curadoria.

 

Para o público com deficiência visual, ocorrem duas sessões com 'audiodescrição'. Na sessão de 'O signo da cidade', o público vidente é convidado a usar vendas para ter a experiência. Na sessão de 'Não conte a ninguém', a audiodescrição é fechada, transmitida por radiotransmissores apenas ao público deficiente visual, enquanto o público vidente assiste ao filme normalmente.

 

O Cineclube Projeto também se integra à mostra de direitos humanos com o filme 'Pro dia nascer feliz', de João Jardim. A sessão comentada ocorre em 15 de outubro com Valeria Fagundes, uma das personagens principais da história. Ela trabalha com projetos sociais desde os 14 anos e foi nomeada 'Estrela da Juventude' com o prêmio 'Congratulação da Câmara de Vereadores de Manari'. Foi colaboradora da Fundação Roberto Marinho e atualmente coordena o Núcleo de Mídia Educacional de Recife.

 

A 4ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul é uma realização da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República com patrocínio da Petrobras, produção da Cinemateca Brasileira, apoio do Ministério das Relações Exteriores, TV Brasil, Sesc São Paulo, Sociedade Amigos da Cinemateca e Unesco. A curadoria desta edição é de responsabilidade do cineasta e curador Francisco Cesar Filho. Como nas edições anteriores, o público avalia o conjunto de filmes e seus votos determinam os vencedores do Prêmio Aquisição TV Brasil. Programação e mais informações sobre a mostra no site www.cinedireitoshumanos.org.br.

Comentários