CineEsquemaNovo2008 amplia participação de longas-metragens

Ao todo, 56 títulos concorrem, este ano, à competição que recebeu 1.006 inscrições

No total, 1.006 filmes foram inscritos para seleção do CineEsquemaNovo2008 Festival de Cinema de Porto Alegre, programado para o período de 11 a 17 de outubro, com quatro seleções paralelas e duas de longas estrangeiros convidados, na Sala P.F. Gastal da Usina do Gasômetro, Cine Santander Ecultural e Universidades. As produções são de 24 estados do Brasil e 19 de brasileiros que gravaram em outros países ou estrangeiros que filmaram no Brasil. A seleção foi feita pelos quatro realizadores do evento: o coordenador de curadoria, Gustavo Spolidoro, o jornalista Alisson Avila e as produtoras Jaqueline Beltrame e Morgana Rissinger.


A principal novidade do CineEsquemaNovo em 2008 é a ampliação do espaço para os longas-metragens: esta mostra, além de contar com um maior número de selecionados - seis filmes, contra quatro em 2007 -, passará a ocupar a programação noturna do festival em suas duas principais sedes, juntamente com os curtas e médias. Já a Mostra de Curtas e Médias-metragens tem 36 produções e a Mostra Sala de Aula reúne 22 títulos de universidades, cursos e oficinas, completando a relação dos 56 filmes em competição este ano.


Os 36 filmes da Mostra de Curtas e Médias-metragens, selecionados entre os 938 inscritos, têm produções de Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além de co-produções com países como a Itália, Cuba e Argentina.


Já a Mostra Sala de Aula, a terceira mostra competitiva do CEN 2008, exibirá 22 filmes, entre os 276 inscritos. Os selecionados serão exibidos nas universidades Famecos/PUCRS, Ulbra,  ESPM e Fabico/Ufrgs. Oito produções da MSA também foram selecionadas para a mostra principal de curtas e médias-metragens.

Comentários