Documentário apresenta projetos colaborativos da Capital

Três iniciativas, que incentivam a mobilização social, integram o filme "Porto Alegre precisa de mais"

Com direção de Gustavo Spolidoro, o documentário 'Porto Alegre precisa de mais' apresenta três iniciativas que colocam o morador de Porto Alegre como responsável pelas mudanças da cidade. São elas o Orçamento Participativo, o Porto Alegre.CC e o grupo  hoot The Shit. Com 43 minutos de duração, o filme será exibido na programação do Fórum Social Temático, como parte do projeto 'Na boa com POA'. A sessão será realizada na segunda-feira, 28, a partir das 16h30, na sala P.F. Gastal. Após, haverá debate com a produtora Pâmela Hauber e o roteirista Gibran Dipp.
Há mais de 23 anos, o Orçamento Participativo auxilia na definição de obras e iniciativas da Prefeitura. No filme, é representado pelo delegado da região noroeste, Adroaldo Barboza.  O Porto Alegre.CC é um projeto de wikicidade, que utiliza as redes sociais para unir as pessoas em torno de causas temáticas. A ação é apresentada no documentário através de seus organizadores e do evento Serenata Redenção Iluminada, que levou mais de 2 mil pessoas a ocuparem o Parque Farroupilha à noite. Já o Shoot The Shit é um grupo que chamou a atenção com iniciativas como a 'Que ônibus passa aqui', que consiste na fixação de adesivos nas paradas de ônibus da cidade, para que a população informe as linhas de ônibus que transitam em cada uma delas. A proposta modificou o cenário urbano de forma colaborativa.
'Porto Alegre precisa de mais' foi realizado por meio do Concurso de Produção de Documentários da TV Câmara, edital nacional que selecionou três filmes que apresentam os temas representatividades, ética e mobilização social. A produção integra a grade da emissora legislativa e pode ser assistida em Porto Alegre pelos canais 61.1 UHF HD, 18 da NET e 113 da SKY. A montagem é de Bruno Carboni, com som de Tiago Bello e música da banda Graforréia Xilarmônica.
Para assistir ao trailer do filme, clique aqui

Comentários