Documentário gaúcho estreia simultaneamente em três estados

Premiado, o filme "Central" é dirigido por Tatiana Sager e Renato Dornelles

Crédito: Sidney Brzuska
Para retratar o caos que se desencadeou no sistema carcerário brasileiro, estreia simultaneamente em Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro o documentário "Central - o poder das facções no maior presídio do país". Dirigido pelos gaúchos Tatiana Sager e Renato Dornelles, o longa, que já foi premiado no Brasil e em Portugal, chega em 30 de março para traçar uma radiografia da crise nas penitenciárias brasileiras, iniciando pelo Presídio Central da capital gaúcha.
A obra também apresenta o olhar dos próprios presos, que, com câmeras nas mãos, captaram imagens diretamente nas galerias, onde nem mesmo a polícia tem acesso. Superlotação, falta de infraestrutura e de higiene, má alimentação, uso liberado de drogas, além de uma rotina de execuções e maus tratos, são evidenciados no longa-metragem. A partir de depoimentos de policiais militares, familiares, presos, o sociólogo Marcos Rolim e autoridades, o filme também apresenta as diversas faces de uma mesma história, procurando expressar a autenticidade.
Com produção da Panda Filmes, é inspirado no livro "Falange Gaúcha - a história do Crime Organizado no RS", assinado pelo codiretor Dornelles. "Central" mostrará cenas impactantes do interior das galerias, imagens e depoimentos inéditos. Clique aqui para assistir ao trailer.
Confira a ficha técnica:
Direção: Tatiana Sager

Codireção: Renato Dornelles

Produção: Beto Rodrigues e Tatiana Sager

Produção Executiva: Beto Rodrigues e Raquel Sager

Roteiro: Tatiana Sager, Renato Dornelles e Luca Alverdi

Direção de Fotografia: Pedro Rocha

Trilha Sonora Original: Everton Rodrigues

Montagem: Luca Alverdi e Ricardo Zauza

Desenho de Som e Mixagem: Kiko Ferraz e André Sittoni

Idade Indicativa: 14 anos

Duração: 1h18min

Ano de produção: 2015

Comentários