Gaúchos são selecionados para Festival Internacional de Curtas

Produções do Rio Grande do Sul serão exibidas na 29ª edição do evento, que acontece em São Paulo

Divulgação

O 29º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, o qual será realizado entre 23 de agosto e 2 de setembro, exibirá cinco produções gaúchas. Em exposição gratuita, 323 filmes de 53 países serão apresentados em seis salas de cinema da capital paulista - MIS, CCSP, CineSesc, Cinemateca Brasileira, Cinusp e Espaço Itaú -, além de 17 espaços participantes do Circuito Spcine. Dentre os gaúchos, 'Catadora de gente' e 'Coágulo' foram selecionados entre mais de 700 inscritos para 'Programas Brasileiros'.

O curta 'Catadora de Gente', de Mirela Kruel, que conta a história de Maria Tugira, catadora de lixo há 30 anos, aborda preconceitos e a difícil trajetória da personagem, será exibido na Mostra Brasil. O filme de Jessica Gonzato, 'Coágulo', que reúne curtas realizados em escolas de audiovisual, será transmitido no programa Cinema em Curso

A produção 'O Dia em que Dorival encarou a guarda', de José Pedro Goulart e Jorge Furtado, vencedora dos festivais de Gramado e Havana em 1986, representa o Estado na mostra '70 Anos da Declaração dos Direitos Humanos'. O filme acompanha o personagem que enfrenta tudo e todos para conseguir tomar banho dentro de uma prisão militar.

Além das exibições, acontecerão durante o evento, debates e workshops, como o 'Curta & Mercado - Encontro de Profissionais sobre a Comercialização de Conteúdos Audiovisuais de Curta Duração'; e os Kinoforum labs - laboratórios para projetos de vídeo -, com profissionais e atuantes no mercado. Mais informações podem ser conferidas por aqui.

Comments