Instituto Claro promove oficinas de audiovisual

Projeto Laboratório é gratuito e chega ao Estado nesta semana

A partir desta sexta-feira, 25, o Rio Grande do Sul vai receber, pela primeira vez, o projeto Laboratório - Experimentações Audiovisuais. O objetivo da iniciativa do Instituto Claro é levar oficinas de produção de vídeo, com atividades práticas e teóricas que vão desde a estruturação da ideia até a captação e edição de imagens. O projeto integra a plataforma pedagógica do Festival Nacional de Curtíssima Metragem - Claro Curtas, criado com o objetivo de estimular, difundir e valorizar a produção audiovisual realizada a partir de celulares, câmeras digitais, webcams e outros dispositivos móveis no Brasil.
Coordenadas pelos cineastas Philippe Barcinski e Marco Del Fiol, com a monitoria dos editores Tainá Rezende e Vicente Moreno, as oficinas têm suas inscrições abertas a realizadores, educadores, jovens estudantes do ensino médio e universitário, cineclubistas, multiplicadores e pessoas interessadas em audiovisual. O circuito de oficinas e palestras no Rio Grande do Sul percorrerá as cidades de Santa Maria (26 a 27 de novembro), Gramado (29 e 30 de novembro) e Porto Alegre (3 e 4, 5 e 6 de dezembro).
No dia 9 de dezembro, será realizada em Porto Alegre a Mostra de Curtas Laboratório Brasil, que encerra o circuito 2011 do projeto. A programação apresenta uma seleção dos vídeos durante os encontros em todo o País. A ficha de inscrição está disponível no site do projeto e deverá ser preenchida e enviada para o e-mail [email protected].

Comentários