Jornalismo Esportivo inspira ciclo de cinema

Obras como Invictus, À procura de Eric, O lutador e Boleiros vão compor a programação da Sala Redenção

De 20 a 31 de agosto, Cinema e Jornalismo Esportivo vão compor a programação especial da Sala Redenção - Cinema Universitário. Para criar a agenda do espaço para o período, foi convidado o pós-doutorando em antropologia social e especialista em Jornalismo Esportivo pela Ufrgs Marcelo Pizarro Noronha. Como país-sede da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, torna-se cada vez mais oportuna a discussão sobre o jornalismo esportivo. Para Marcelo, "o chamado 'esporte das multidões' pode ser considerado um fato social, uma vez que está inserido em diferentes dimensões culturais e políticas, bem como uma metáfora da globalização (como diriam alguns importantes historiadores), por conta das constantes transferências de jogadores em nível continental".
Segundo ele, os filmes escolhidos abordam elementos que "constituem o campo esportivo, sabidamente produtor de mitos e de rituais de passagem que fazem dos atletas verdadeiros heróis". Dessa forma, a programação sugere a reflexão sobre os discursos midiáticos. O futebol, portanto, ganhará boa parte da agenda da Sala Redenção, mas também haverá espaço para o boxe, o basquete, o futebol norte-americano e a queda de braço. Compõem a mostra as obras Invictus, À procura de Eric, O lutador, Boleiros - era uma vez o futebol, O vencedor, Homeboy - chance de vencer, Linha de passe, Homens brancos não sabem enterrar, Meu nome é Joe, Falcão - o campeão dos campeões, Hooligans, O campeão, Um domingo qualquer, Munique, Fuga para a vitória, e O resgate de um campeão.
A análise dos filmes implica a atenção sobre diferentes elementos que fazem parte das obras, como a música. Filmes como Rocky, um lutador (1976) e Carruagens de fogo (1981), por exemplo, que não fazem parte do ciclo, mas que nem por isto devem deixar de ser mencionados, por se tratarem de clássicos, tornaram-se famosos, em parte, por conta da sua trilha sonora. O figurino, a fotografia, enfim, diversas linguagens presentes no cinema devem ser exploradas.
O ciclo Cinema e Jornalismo Esportivo é uma realização do Departamento de Difusão Cultural da Ufrgs e da Sala Redenção - Cinema Universitário, com apoio da locadora E o Vídeo Levou. Mais informações serão disponibilizadas nos sites www.difusaocultural.ufrgs.br e www.salaredencao.com.

Comentários