Jornalista coordena projeto de acessibilidade da Accorde Filmes

Sócia da produtora, Marilaine Castro lança longa-metragem 'A Superfície da Sombra'

Marilaine Castro - Divulgação/Accorde Filmes

A jornalista e sócia da Accorde Filmes Marilaine Castro da Costa está à frente do projeto de acessibilidade da produtora. Agora, será divulgado o longa-metragem 'A Superfície da Sombra', dirigido por Paulo Nascimento e com acessibilidade plena nos cinemas. Por meio do aplicativo MovieReading, que sincroniza os recursos a partir do áudio do filme, pessoas com deficiência visual ou auditiva podem acessar os recursos que podem ser baixados gratuitamente no site www.moviereadingbrasil.com.br antes da sessão.

O projeto de acessibilidade na produtora se iniciou em 2009 com 'Em Teu Nome', e, de lá pra cá, outros filmes passaram a contar com esses recursos, como 'A Oste do Fim do Mundo' (2013), 'Todos' (2016) e 'Teu Mundo Não Cabe nos Meus Olhos' (2018). Marilaine tem mestrado em Comunicação Acessível pelo Instituto Politécnico de Leiria (Portugal) e realizou o curso de Roteiro de Audiodescrição no Centro Cultural Louis Braille (Campinas). 

De acordo com a produtora, uma Instrução Normativa da Ancine determina que todas as "obras audiovisuais produzidas com recursos públicos geridos pelo órgão sejam finalizadas com os recursos de acessibilidade (audiodescrição, legendas para pessoas com deficiência auditiva e libras)". Marilaine, no entanto, explica que a forma como essas ferramentas serão disponibilizadas ao público nas salas de cinema do País ainda está em discussão. "Por isso, neste momento, a melhor forma que encontramos para viabilizar sessões acessíveis foi através deste aplicativo", afirma.

Comments