Mostra internacional movimenta programação da Sala P.F. Gastal

Seleção com cerca de 60 filmes, de 18 países, pode ser conferida até dia 14

Desta terça-feira, 9, a domingo, 14, a Sala P.F.Gastal, da Usina do Gasômetro, recebe a mostra Indie, festival internacional de cinema itinerante, que já passou por Belo Horizonte e São Paulo. Ao longo de uma semana, o público local poderá conferir filmes como o premiado longa brasileiro 'O Som ao Redor', de Kléber Mendonça Filho. Mais de 60 títulos contemporâneos de 18 países integram a programação do festival, que tem entrada franca.
Uma seleção das retrospectivas dedicadas pela Indie 2012 ao diretor russo Aleksey Balabanov, ao norte-americano Charles Burnett e ao japonês Kazuyoshi Kumakiri também integra a mostra. Balabanov é tido como um dos grandes cronistas da Rússia pós-glasnost. Burnett foi considerado pelo jornal The New York Times "o mais talentoso entre os cineastas negros do cinema americano". E Kumakiri, a partir do sucesso internacional de 'Banquete das Bestas' (1997), tem sua obra aclamada em razão da combinação de horror e denúncia política.
Entre as atrações, ainda está a estreia do último filme do cineasta tailandês Apichatpong Weerasethakul, 'Hotel Mekong', lançado neste ano no Festival de Cannes. Depois de apresentar pela primeira vez na Capital as obras 'Mal dos Trópicos' e 'Síndromes e um Século', Apichatpong inaugura a programação da Indie 2012 na Sala P.F. Gastal.
A programação completa e outras informações estão disponíveis no site www.indiefestival.com.br.

Comentários