Porto Alegre recebe mostra "Cinema e Direitos Humanos"

Evento apresentará 37 filmes e terá exibições nas 26 capitais brasileiras e Distrito Federal

De 22 e 29 de novembro, Porto Alegre recebe a 7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul. Realizado com patrocínio da Petrobras, o evento celebra o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 10 de dezembro de 1948. Além do município, as demais 25 capitais e Distrito Federal sediarão a mostra até 20 de dezembro. No Estado, as exibições acontecem no Cine Santander Cultural (Rua Sete de Setembro, 1028 - Centro), com entrada franca.
Com 37 filmes na programação - incluindo títulos inéditos no País -, o evento conta com produções recentes de países sul-americanos e pretende proporcionar a produtores e profissionais do cinema a divulgação de trabalhos relacionados aos Direitos Humanos. Esta edição terá como homenageado Eduardo Coutinho, considerado um dos mais importantes documentaristas da atualidade no mundo. Seu trabalho é reconhecido pela sensibilidade e pela capacidade de ouvir o outro, registrando sem sentimentalismos as emoções e aspirações das pessoas comuns.
Do acervo do artista estão programados para exibição: 'Cabra Marcado para Morrer' (1984), premiado no Festival de Berlim; 'Santo Forte' (1999), um mergulho na intimidade de católicos, umbandistas e evangélicos de uma favela carioca; e 'O Fio da Memória' (1991), mosaico sobre a experiência negra no Brasil, a partir da figura de um artista popular. Mais informações estão disponíveis no site www.cinedireitoshumanos.org.br.

Comentários